NOVA ESQUERDA: PT antecipa debates com cenários 'pós-Lula' após eleições municipais

Um dos desafios internos é a renovação das lideranças e a busca por novos nomes para ocupar posições estratégicas

NOVA ESQUERDA: PT antecipa debates com cenários 'pós-Lula' após eleições municipais

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O aguardado resultado das eleições municipais de 2024 levou o Partido dos Trabalhadores (PT) a mobilizar debates antecipados sobre o cenário pós-Lula e o futuro da legenda, com um eventual segundo mandato do presidente, previsto para 2030. 
 
De acordo com a Revista Fórum, fontes da cúpula do partido afirmam que a necessidade de antecipar o debate se deve ao desempenho misto obtido nas eleições deste ano: apesar de um aumento de mais de 40% no número de prefeituras em comparação com 2020, o partido perdeu redutos estratégicos em São Paulo e conseguiu emplacar apenas um prefeito na região metropolitana, em Mauá. 
 
Além disto, o PT garantiu apenas uma capital, Fortaleza, no Ceará – Evandro leitão foi eleito com uma maioria minúscula contra o segundo colocado, o bolsonarista André Fernandes (PL). As figuras internas reconheceram, por sua vez, a necessidade de uma reestruturação de médio e longo prazo. 
 
Alguns deputados do partido, inclusive, também estão preocupados com uma possível falta de renovação e coerência ideológica. “Partido de centro sem coerência ideológica já tem um monte. Falta uma esquerda disruptiva, com estrutura para competir e força para ganhar”, afirmou um parlamentar. 
 
Deste modo, um dos desafios internos mais mencionados nas conversas entre os membros do partido é a renovação das lideranças e a busca por novos nomes para ocupar posições estratégicas. A estratégia deve envolver não apenas uma sucessão planejada, como também a formação de uma “esquerda disruptiva”, que recupere a coerência ideológica perdida nos últimos anos. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Como você acha que será a gestão de Léo Moraes com uma Câmara de Vereadores de ‘oposição’?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS