A maioria dos leitores do
Rondoniaovivo acredita que a gestão de lixo em Porto Velho é uma máfia. Em uma enquete lançada recentemente lançada pelo jornal, internautas opinaram sobre a rejeição de um contrato de limpeza urbana pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) e a eventual aprovação do mesmo contrato pela Câmara dos Vereadores da capital.
Como contou o Rondoniaovivo, a Prefeitura, apesar do TCE ter apontado uma série de preocupações com o processo licitatório (incluindo a ausência da designação da entidade de regulação e fiscalização no contrato, entre outras coisas), assinou um contrato bilionário, com duração prevista de 20 anos, a favor da construtora Marquise - responsável pela gestão do lixo na capital.
Ao responder a enquete do Rondoniaovivo que buscava apurar a opinião dos internautas sobre o assunto, 1.097 leitores do jornal escolheram a alternativa que dizia que a ‘gestão de lixo é sempre uma máfia’. Estes representam 29,95% do total do levantamento.
951 leitores afirmaram que o Tribunal de Contas estava correto em apontar preocupações com a legalidade do contrato, somando 25,96% do total da enquete. 728 leitores votaram na alternativa da enquete que dizia que os conselheiros do Tribunal arregaram para os vereadores - totalizando 19,87% do total.
492 leitores, 13,43% do resultado, disseram não ter opinião sobre o assunto. Uma minoria de 395 votantes, apenas 10,78% do resultado total da enquete, votaram na opção que dizia que os vereadores estavam corretos em aprovar o contrato da gestão da limpeza urbana.
Vale lembrar que a enquete não tem valor científico e é apenas uma pesquisa de opinião pública.