FÁBRICA DE CHOCOLATE: Projeto de Confúcio Moura é escolhido para representar o Brasil na COP30

FÁBRICA DE CHOCOLATE: Projeto de Confúcio Moura é escolhido para representar o Brasil na COP30

Foto: assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma iniciativa que une inovação, sustentabilidade e valorização da agricultura familiar, representando o Brasil em um dos maiores eventos climáticos do mundo.
 
O projeto inovador "Escola de Chocolate", desenvolvido pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO) em Jaru e em Ji-Paraná acaba de receber uma honrosa seleção: será o representante do Brasil na Conferência do Clima – COP30, que ocorrerá em Belém, PA, em 2025. A escolha foi anunciada pelo Ministério da Educação, destacando a importância da iniciativa que visa fortalecer a produção cacaueira no estado de Rondônia.
 
Implantado há pouco mais de um ano e custeado com emendas do senador Confúcio Moura, que totalizaram R$ 10 milhões, o Escola de Chocolate tem como objetivo revitalizar a cadeia produtiva do cacau no estado. A proposta abrange o aumento do número de produtores, a melhoria genética dos produtos e a valorização da agricultura familiar, garantindo uma produção de maior qualidade e valor agregado.
 
 
Renato Delmonico, Coordenador-Geral do projeto, ressaltou a importância da iniciativa: “Serão doadas 2.100.000 mudas aos produtores rurais de Rondônia. Mas não se trata apenas de entregar as mudas. Ofereceremos assistência técnica, formação empreendedora e de gestão, além de estruturar uma fábrica-escola para que possam transformar a matéria-prima em produtos acabados ou semiacabados, criando uma cadeia produtiva verticalizada e sustentável.”
 
O projeto já beneficia centenas de micro e pequenos produtores rurais da região de Jaru, e a seleção para a COP30 é um reconhecimento do potencial transformador da iniciativa. Ao saber da escolha, Confúcio Moura comemorou e afirmou que o Escola de Chocolate marca o início de um novo ciclo econômico para Rondônia. “A escolha deste projeto pela COP30 demonstra que é possível implementar ações inovadoras com recursos limitados. Este projeto integra o conhecimento do IFRO com a capacidade produtiva dos pequenos agricultores, resultando em mais renda e oportunidades para todos os envolvidos”, declarou.
 
 
Com a ambição de atender todo o estado de Rondônia, o projeto visa promover o plantio de 1.900 hectares de cacau, beneficiando aproximadamente 1.900 famílias. Ao focar na capacitação para o cultivo, beneficiamento e processamento do cacau, a Escola de Chocolate não apenas valoriza a produção local, mas também promove a sustentabilidade do cacau amazônico, contribuindo para um futuro mais verde e rentável.
 
O reconhecimento do projeto na COP30 é um passo importante para o fortalecimento da agricultura familiar e para a promoção de práticas sustentáveis no Brasil, consolidando Rondônia como um polo de inovação e desenvolvimento econômico.

Galeria de Fotos da Notícia

FÁBRICA DE CHOCOLATE: Projeto de Confúcio Moura é escolhido para representar o Brasil na COP30

FÁBRICA DE CHOCOLATE: Projeto de Confúcio Moura é escolhido para representar o Brasil na COP30

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS