ASSENTAMENTOS: Cooperação entre Incra e Sedam promoverá regularidade ambiental

O Incra possui 206 projetos de assentamento em Rondônia, com um total de 24.545 famílias

ASSENTAMENTOS: Cooperação entre Incra e Sedam promoverá regularidade ambiental

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), o Incra em Rondônia e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam-RO) vão promover a regularização ambiental dos lotes rurais que compõem os projetos de assentamento da Reforma Agrária, implantados ou em fase de implantação em Rondônia. O ACT foi assinado na segunda-feira (21), no auditório do Incra em Porto Velho.
 
O Incra possui 206 projetos de assentamento em Rondônia, com um total de 24.545 famílias. As instituições vão desenvolver ações conjuntas para inserir essas áreas no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e promover o uso racional dos recursos naturais e a redução de desmatamentos. O acordo prevê ainda apoio nas análises técnicas do georreferenciamento das Unidades de Conservação Estadual do estado.
 
O superintendente do Incra em Rondônia, Luís Flávio Carvalho Ribeiro, afirmou que a medida se tornou imprescindível diante da urgência na recuperação ambiental dessas áreas e da dificuldade de capacidade operacional do Incra para a execução desse universo tão amplo. “Nossa gestão tem priorizado as parcerias, tanta na regularização fundiária quanto na ambiental. Nos aliamos a instituições com alta capacidade técnica, com o Instituto Federal de Rondônia, Secretaria de Estado do Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat-RO), Emater, TCE-RO, Centro de Estudos RioTerra, e agora a Sedam-RO, e os resultados têm sido surpreendentes para Rondônia”, garantiu.
 
O plano de trabalho estabelece o cadastramento e a análise de lotes individuais dos assentamentos já georreferenciados e validação de oito mil lotes na vigência do ACT de cinco anos. Também o apoio às análises técnicas referentes às atividades do georreferenciamento das 49 unidades de conservação (UC), com a disponibilização de dados vetoriais para verificação de sobreposição nas UCs.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

O TCE-RO rejeitou o novo contrato de limpeza urbana da capital; a Câmara aprovou mesmo assim. Qual sua opinião sobre isso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS