NEGÓCIOS: Empreendedores recebem apoio do governo com o programa Cidadania Empresarial

Programa Cidadania Empresarial apoia pequenos negócios com serviços como formalização e microcrédito

NEGÓCIOS: Empreendedores recebem apoio do governo com o programa Cidadania Empresarial

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O programa Cidadania Empresarial, promovido pela Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), tem como intuito o apoio a pequenos negócios, além de facilitar a formalização de empresas e acesso a serviços de microcrédito em Rondônia. A 5ª edição do evento está marcada para a cidade de Rolim de Moura, nos dias 8 e 9 de novembro; a 6ª edição acontece em Porto Velho no fim de novembro.  A edição que estava prevista para outubro, em Vilhena, precisou ser reagendada para março de 2025.
 
Para as três edições estão previstas palestras e oficinas com os temas “Finanças”, “Gestão” e “Marketing Digital”,  importantes e necessárias para o crescimento dos negócios. Além das palestras e oficinas, o evento conta com o atendimento para serviços como abertura de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), orientação contábil gratuita e acesso à crédito e isenção de taxas na abertura de empresas durante os eventos.
 
 
FORMALIZAÇÃO DE NEGÓCIOS
 
Nas edições anteriores, o programa atendeu centenas de empreendedores em Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes e Cacoal. É importante destacar que a formalização de pequenos negócios traz enormes benefícios para o próprio empreendedor, como acesso a crédito diferenciado e novas oportunidades de negócios, condições diferenciadas na compra de produtos, participação em licitações, aposentadoria e outros direitos previdenciários, além dos benefícios aos municípios e estado, como geração de empregos e renda, e o próprio desenvolvimento.
 
O governador do estado, Marcos Rocha, destacou a importância de iniciativas como essa para o fortalecimento da economia. “Investir nos pequenos negócios é garantir um futuro sustentável para Rondônia. Com programas como o Cidadania Empresarial, asseguramos que mais empreendedores tenham acesso ao conhecimento e aos recursos necessários para crescer.”
 
O secretário de Finanças, Luis Fernando Pereira da Silva, reforçou o compromisso do governo em apoiar os empreendedores. “Nosso objetivo é facilitar o acesso dos pequenos empresários aos serviços que permitirão a regularização de suas atividades, seu crescimento e competitividade no mercado. O programa tem sido um sucesso e pretendemos ampliar ainda mais o seu alcance,” afirmou.
 
 
PARCEIROS 
 
A equipe do Cidadania Empresarial tem trabalhado com afinco nos municípios, com fortalecimento das parcerias com órgãos que fazem a diferença no programa, cada um dos participantes levando o melhor do seu serviço em contribuição à população. São parceiros:
 
Prefeitura locais, através das secretarias municipais envolvidas e das Salas do Empreendedor;
Associações comerciais como: Associação Comercial de Vilhena e Associação Comercial de Rolim de Moura, ambas afiliadas à Federação das Associações Comerciais Empresariais de Rondônia (Facer);
Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL); além dos parceiros que estão presentes desde o início:
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), com o Programa de Microcrédito Produtivo Orientado de Rondônia (Proampe);
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio a empreeendedores;
Conselho Regional de Contabilidade (CRCRO) com orientação contábil;
Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer).
Direito ao esquecimento
Como você classifica a qualidade do atendimento das UPAs de Porto Velho?
O TCE-RO rejeitou o novo contrato de limpeza urbana da capital; a Câmara aprovou mesmo assim. Qual sua opinião sobre isso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS