A Energisa trouxe para Rondônia a primeira subestação móvel digital, uma inovação que garante maior eficiência durante os trabalhos de manutenção da rede elétrica. Com essa tecnologia de ponta, é possível realizar intervenções sem a necessidade de desligar a energia dos clientes.
Com capacidade de 25 MVA (megavoltampères) e um investimento de R$ 13,5 milhões, essa subestação tem potencial para fornecer energia elétrica a 80 mil casas populares. Além de garantir o conforto dos clientes, em função da continuidade do fornecimento de energia elétrica, a subestação móvel digital contribui para a segurança das operações e proporciona maior agilidade nos trabalhos.
O grande diferencial desse novo equipamento é sua tecnologia digital. “Estamos falando da primeira subestação móvel digital do Brasil. Ela permite o monitoramento em tempo real pelo nosso Centro de Operação Integrado, o que otimiza a gestão da energia e aumenta a eficiência do serviço”, explica Carlos Alexandre de Oliveira, gerente de Manutenção e Distribuição da Energisa.
A mobilidade é outro aspecto que merece destaque, visto que a estrutura pode ser transportada para todo o estado. Neste momento, por exemplo, o equipamento encontra-se em Pimenta Bueno. “Vale salientar que esta é a terceira subestação móvel adquirida pela Energisa, demonstrando o compromisso da empresa com o aperfeiçoamento contínuo dos serviços prestados à população”, finaliza o gerente Carlos Alexandre.