Composto por uma equipe de médicos, enfermeiros, farmacêuticos, brigadistas, entre outros, a Força Nacional do SUS chega esta semana em Porto Velho (RO) para atuar no combate aos incêndios criminosos efeitos das queimadas em Rondônia.
Essa é a mesma equipe que estava atuando nesta última semana no estado de São Paulo e que por ordem direta do Ministerio da Saúde, se deslocam para realizar ações não apenas em Rondônia, mas também nos estados do Acre e Amazonas.
Em uma nota encaminhada a imprensa neste último final de semana, o Ministério da Saúde afirmou que a Força Nacional do SUS irá atuar na organização da rede assistencial e expansão da oferta a partir de pontos de hidratação.
O ministério ainda afirmou que caso seja necessário, a Forca Nacional do SUS irá utilizar estruturas maiores, com espaços otimizados dentro das próprias Unidades Básicas de Saúde ou a partir de estruturas externas, como hospitais de campanha.
Aliada as queimadas estado de Rondônia sofre com uma das piores crises hídricas da história, o que vem aumentando a procura de atendimento em hospitais em todo o Estado.
O Ministério da Saúde ainda alegou que mantém o constante monitoramento das áreas afetadas pelas queimadas e incêndios florestais por meio da Vigilância em Saúde Ambiental e Qualidade do Ar – VIGIAR.