DECISÃO: Dino suspende redução de valores pagos a procuradores de Rondônia

O ministro acolheu parcialmente uma demanda da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal

DECISÃO: Dino suspende redução de valores pagos a procuradores de Rondônia

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino suspendeu parte de uma lei de Rondônia que reduzia os valores pagos a procuradores do estado a título de honorários. A alteração legal ocorreu no Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Pública, o Refaz.
 
A Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal acionou o STF para reverter o dispositivo que limitou a 5% o montante pago aos procuradores como honorários advocatícios decorrentes da cobrança de dívida nos casos de adesão de contribuintes ao Refaz.
 
Dino apontou que a redução foi abrangente e alcançou, além dos honorários advocatícios, os chamados honorários de sucumbência (pagos pela parte vencida no processo ao advogado da parte vencedora).
 
Segundo o relator, em decisão assinada na última terça-feira 3, a jurisprudência do STF indica que cabe à União legislar sobre honorários sucumbenciais. No caso dos honorários advocatícios, por outro lado, os estados têm autonomia.
 
Dino optou, portanto, por suspender a aplicação do dispositivo apenas sobre os honorários de sucumbência. Leia a decisão:
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS