INSTITUIÇÕES: Comitê de Prevenção a Incêndio Florestal debate atuação e integração

Reunião de estruturação e constituição do Comitê marca um avanço importante na estruturação e operacionalização de estratégias

INSTITUIÇÕES: Comitê de Prevenção a Incêndio Florestal debate atuação e integração

Foto: assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A primeira reunião do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal (CEPCIF) foi realizada em conformidade com o Decreto n° 29.417, de 26 de agosto de 2024 de 2024. O encontro registra um avanço importante na estruturação e operacionalização de estratégias para enfrentar os incêndios florestais no estado. Foram discutidos os principais pontos para atuação do Comitê, incluindo a integração entre as diversas instituições envolvidas na prevenção e combate aos incêndios e medidas de mitigação dos impactos ambientais. O evento ocorreu na segunda-feira (2), no auditório do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), em Porto Velho.
 
O coordenador estadual da Defesa Civil, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Nivaldo Ferreira de Azevedo,  convocou a reunião com o objetivo de constituir formalmente o Comitê, estabelecer sua estrutura e atualizar os membros sobre a atual situação dos incêndios que têm afetado diversas regiões de Rondônia. A criação e ativação do CEPCIF foram motivadas pela necessidade urgente de uma resposta coordenada e eficaz diante dos desafios impostos pelos incêndios florestais. 
 
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforça as ações que estão sendo desenvolvidas para o combate às queimadas. “O governo de Rondônia busca proteger a saúde da população e preservar o meio ambiente, garantindo assim, ações rápidas e eficazes para conter a situação das queimadas no estado.”
 
AÇÕES INTEGRADAS
 
A estruturação do órgão também visou otimizar a comunicação e a coordenação entre os diferentes setores responsáveis pela gestão de crises ambientais.
 
SOBRE O COMITÊ
 
O CEPCIF, instituído pelo Decreto n° 28.811, de 17 de janeiro   de 2024, representa um marco relevante no esforço contínuo para proteger o meio ambiente e garantir a segurança das comunidades em Rondônia. A primeira reunião foi um passo essencial para fortalecer a capacidade de resposta às emergências florestais e assegurar que todas as partes envolvidas estejam preparadas para enfrentar os desafios futuros.
 
O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, juntamente à Defesa Civil e outros parceiros estratégicos, está comprometido em fornecer suporte contínuo e eficiente para proteção das áreas florestais e a segurança da população. A colaboração e o engajamento de todos os membros do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal são fundamentais ao sucesso das ações de prevenção e combate aos incêndios florestais, no estado. O Departamento Estadual de Trânsito do (Detran-RO) também está atuando nas ações de combate as queimadas.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS