RECORDE: Rio Madeira registra mínima histórica em setembro, comprometendo navegação

Com a cota atingindo níveis críticos, balsas e barcos enfrentam dificuldades para navegação com o agravamento da crise hídrica

RECORDE: Rio Madeira registra mínima histórica em setembro, comprometendo navegação

Foto: Rondoniaovivo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

De acordo com o SipamHidro (Sistema Integrado de Monitoramento e Alerta Hidrometeorológico), o rio Madeira, um dos mais importantes da Amazônia, atingiu uma mínima histórica já nos primeiros dias de setembro, chegando à marca de 1,07 metros, em Porto Velho. Essa situação está causando transtornos e comprometendo severamente a navegação na região. Bancos de areia surgem diariamente ao longo do leito, fazendo com que barcos e balsas carregadas fiquem encalhados, impactando o transporte de mercadorias e a mobilidade dos ribeirinhos.
 
A situação é muito preocupante e a tendência é que o rio continue a baixar ao longo do mês de setembro. A falta de chuva está aprofundando a crise hídrica que Rondônia vem enfrentando. A Marinha do Brasil, que já havia proibido a navegação noturna através de uma portaria, mantém a decisão e intensifica a fiscalização, uma medida que visa prevenir acidentes.
 
 
Vídeos registrados por moradores ribeirinhos e navegantes mostram embarcações encalhadas, ilustrando a gravidade da situação.
 
VEJA O VÍDEO
 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS