EVOLUÇÃO: Produtor Luiz Carlos vai de diarista a empreendedor com apoio do Senar RO

Ele, como a maioria dos pequenos agricultores de Mirante da Serra, começou a trabalhar cedo

EVOLUÇÃO: Produtor Luiz Carlos vai de diarista a empreendedor com apoio do Senar RO

Foto: assessoria

Em uma pequena propriedade de 5 alqueires, situada no município de Mirante da Serra, Rondônia, a vida de Luiz Carlos Almeida de Jesus mudou radicalmente nos últimos anos. Luiz passou de diarista a produtor rural de sucesso, graças a um sonho de transformar sua terra e a dedicação ao cultivo do café. 
 
Contudo, a virada em sua história não aconteceu por acaso. O apoio técnico oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Rondônia (SENAR/RO) foi fundamental para que ele alcançasse o que muitos acreditavam ser impossível.
 
Luiz Carlos, como a maioria dos pequenos agricultores da região, começou a trabalhar cedo, realizando diversos serviços em propriedades vizinhas para complementar a renda da família. 
 
Construção, roçagem de pasto, entre outros trabalhos, faziam parte do seu dia a dia. O pouco tempo dedicado à própria terra e a falta de conhecimento em gestão e técnicas agrícolas limitavam o potencial de sua produção.
 
Apoio Técnico
 
Tudo começou a mudar quando Luiz Carlos conheceu a técnica de campo Ketlen Lorrana, uma representante da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Rondônia. Com a orientação de Ketlen, Luiz Carlos iniciou um processo de transformação em sua propriedade. 
 
A primeira grande mudança foi na forma como ele enxergava sua produção: mais do que uma simples lavoura, o café passou a ser visto como um negócio, exigindo gestão de custos e uma dedicação exclusiva.
 
O impacto da ATeG foi imediato. Luiz Carlos desenvolveu a habilidade de ajustar os manejos da lavoura, a controlar gastos e a planejar sua produção de maneira eficiente. Com a nova abordagem, ele não apenas melhorou a qualidade do café, como também aumentou significativamente sua produtividade. Enquanto outros produtores da região colhiam em média 30 sacas por hectare, Luiz Carlos alcançou uma impressionante média de 116 sacas por hectare.
 
Negócio Próprio
 
A produção em alta permitiu que ele deixasse de trabalhar fora de sua propriedade e focasse exclusivamente em seu próprio negócio. Com o dinheiro da venda do café, Luiz Carlos conseguiu quitar o financiamento de custeio do gado, investir na construção de um terreiro de secagem e já se prepara para ampliar a lavoura com mais 3 mil pés de café. Além disso, a gestão financeira eficaz o possibilitou planejar a compra dos insumos à vista para a próxima safra, algo inimaginável há alguns anos.
 
Agora, com estabilidade financeira e uma produção em crescimento, Luiz Carlos tem planos de melhorar a vida da família. Ele almeja trocar o carro e criar uma reserva financeira, garantindo que nunca mais precisará retornar aos tempos difíceis das diárias.
 
A história de Luiz Carlos Almeida de Jesus é um exemplo claro do poder da educação e da assistência técnica no campo. Através do Senar Rondônia, ele transformou sua realidade e se tornou um exemplo de superação e sucesso para a comunidade. Sua trajetória é um lembrete de que, com o apoio certo e muita dedicação, é possível romper barreiras e alcançar sonhos antes inimagináveis.
 
O superintendente do Senar Rondônia, Elmerson Lira, parabeniza os produtores rurais de Rondônia que se dedicam à cultura cafeeira, destacando o importante papel da Assistência Técnica do Senar no desenvolvimento do setor.
Direito ao esquecimento
Você acha que a Expovel ainda é um grande evento?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS