PASSOU BOIADA: Rondônia recusou carta em defesa da Amazônia e agora colhe fumaça

Documento de governadores reconheceu emergência climática, mas foi recusado pelo governador de Rondônia

PASSOU BOIADA: Rondônia recusou carta em defesa da Amazônia e agora colhe fumaça

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Porto Velho voltou a liderar, nesta segunda-feira (26), o ranking das cidades com a pior qualidade do ar no mundo, segundo dados da IQAir. Com um índice alarmante de 448, a poluição na capital é classificada como perigosa para a saúde da população. A concentração de PM2,5 na cidade é atualmente 58,4 vezes maior do que o valor anual recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), evidenciando a grave situação ambiental enfrentada pelos moradores.
 
 
Rondônia vem sofrendo com uma escalada nas queimadas, que se espalham por quase todas as cidades do interior, contribuindo para o ar insalubre em Porto Velho. Esse cenário remete a 2022, quando o governo do estado se recusou a assinar uma carta em defesa da Amazônia, entregue por governadores ao presidente Lula na COP27. O documento, que propunha um compromisso com uma "floresta viva" e reconhecia a emergência das mudanças climáticas, não foi endossado pelo governador de Rondônia, que apoiou o agronegócio e acabou reeleito.
 
Com um aumento exponencial dos focos de incêndio no estado, que saltou de 1.715 em agosto de 2023 para 5.068 segundo o INPE antes mesmo do fim de agosto de 2024, a devastação ambiental em Rondônia atinge níveis preocupantes, intensificando a crise de qualidade do ar em Porto Velho.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS