O Governo do Estado de Rondônia, até o momento de publicação deste material, não publicou o termo de convênio 0032.002080/2024-46, que trata da Exposição Agropecuária de Porto Velho (Expovel) de 2024. O evento custou cerca de R$ 5.204.040,00.
Segundo o jornal Rondoniaovivo apurou, o documento está classificado como sigiloso. De acordo com o titular da Secretaria do Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Lourival Júnior de Araújo Lopes, ouvido pelo jornal, o ofício não foi publicado porque o convênio foi celebrado ontem - no dia da abertura do evento, que contou com o show da cantora Naiara Azevedo.
Lopes afirmou que o termo seria publicado ‘daqui a pouco’ no Diário Oficial do Estado de Rondônia. A reportagem solicitou acesso ao documento, mas o secretário não enviou. O jornal, apesar do termo estar em sigilo, conseguiu a estimativa do valor. A reportagem, entretanto, não conseguiu apurar onde o dinheiro foi gasto.
O Governo do Estado também não revelou quais entidades foram contratadas para a realização do evento, nem a quantidade - tampouco o valor pago - para a segurança, produção e mão de obra contratada para a Expovel.