Na última sexta-feira (16), um vídeo que mostra o resgate de um boto encalhado em uma praia do Rio Madeira viralizou na internet. O Rondoniaovivo conversou com exclusividade com Ludervan Cruz, filho de Lucas Lima Lobato, de 58 anos, que, juntamente com seu irmão Elias Lima Lobato, de 50 anos, realizou o resgate.
Edmar Lopes, também ajudou no resgate
Eles contaram que viram o boto se debatendo e decidiram salvar o animal. Os irmãos não hesitaram e agiram rapidamente para resgatar o animal, que corria risco de morrer encalhado.
Lucas mora há 40 anos na comunidade Muanense, onde fica a praia do Piraíba, local do salvamento, situada a 137 km da cidade de Humaitá, no Amazonas. Ele se sustenta com a extração de castanha e açaí. Seu irmão Elias, que vive em Porto Velho, estava visitando Lucas no dia do ocorrido.
Lucas Lima Lobato, resgatando o boto
Devido à estiagem severa, o nível do rio Madeira está bem abaixo do normal, o que tem sido um problema crescente na região Norte. A ação corajosa dos irmãos destaca a importância da solidariedade em tempos de crise ambiental.