Confira o novo recorde de velocidade da internet

Confira o novo recorde de velocidade da internet

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nos últimos meses, um grupo de pesquisadores do Japão registrou um novo recorde de velocidade da internet, atingindo uma velocidade de dados de 402 terabits por segundo. Anteriormente, o recorde global era de 321 terabits por segundo.
 
Os pesquisadores, que fazem parte do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Japão (NICT), chegaram a esse recorde utilizando fibra óptica padrão, disponível em abundância no mercado. No entanto, foi preciso desenvolver um sistema de transmissão de banda específico e utilizar um amplificador criado sob medida.
 
 
Números que surpreendem
 
Nos Estados Unidos, a velocidade média de conexão banda larga é de 250 megabits por segundo, o que torna o país um dos mais rápidos para navegar online, assistir a vídeos e garantir horas de diversão com jogos de cassino. Desse modo, o recorde de 402 terabits por segundo é cerca de 1,5 milhão de vezes mais rápido do que a média de velocidade padrão das residências norte-americanas.
 
Para se ter uma ideia, o recorde de velocidade alcançado pelos pesquisadores japoneses permitiria o download de mais de 12 mil filmes a cada segundo. O jogo de videogame Elden Ring, que tem um tamanho de 45 GB, poderia ser baixado em um aparelho durante apenas um milissegundo, por exemplo.
 
No entanto, apesar do otimismo entre a comunidade científica e acadêmica, essa velocidade surpreendente de internet ainda está longe de ser incorporada para usuários domésticos. Com o recorde, o objetivo dos pesquisadores a partir de agora será expandir o alcance dessa transmissão de altíssima velocidade. Além disso, para ser implantada em larga escala, seria necessário investimentos elevados e uma transformação na estrutura de rede atual, algo que ainda não está nos planos das empresas e do poder público.
 
 
Expectativas para o futuro
 
No futuro, uma conexão de internet mais rápida será capaz de impulsionar diversas inovações, como a Internet das Coisas (IoT). Com essa tecnologia, a expectativa é que diversos objetos e dispositivos, como geladeiras, portas, sensores e mais, possam ser conectados em grande escala, mudando completamente o nível de interação que as pessoas possuem com a internet nos dias de hoje.
 
Apesar dessa tecnologia já existir, ela ainda permanece bastante limitada, em parte devido à velocidade de dados da internet atualmente e as restrições da estrutura de rede.
 
Além da IoT, a perspectiva é de que uma conectividade cada vez melhor e mais rápida seja capaz de tornar o mundo mais interligado e futurístico. Segundo alguns especialistas, essa tecnologia permitiria o avanço dos hologramas, por exemplo, que ainda estão em uma fase preliminar.
 
Outra inovação importante que seria potencializada com uma conexão mais rápida é a comunicação quântica. Através dela, a segurança online poderia ser aprimorada a níveis inimagináveis, praticamente eliminando os riscos de ataques cibernéticos e o roubos de dados e informações sensíveis. Considerando que a expectativa é de que mundo se torne cada vez mais conectado, esse avanço pode ser essencial para o futuro da humanidade.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS