Nos últimos meses, um grupo de pesquisadores do Japão registrou um novo recorde de velocidade da internet, atingindo uma velocidade de dados de 402 terabits por segundo. Anteriormente, o recorde global era de 321 terabits por segundo.
Os pesquisadores, que fazem parte do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Japão (NICT), chegaram a esse recorde utilizando fibra óptica padrão, disponível em abundância no mercado. No entanto, foi preciso desenvolver um sistema de transmissão de banda específico e utilizar um amplificador criado sob medida.
Números que surpreendem
Nos Estados Unidos, a velocidade média de conexão banda larga é de 250 megabits por segundo, o que torna o país um dos mais rápidos para navegar online, assistir a vídeos e garantir horas de
diversão com jogos de cassino. Desse modo, o recorde de 402 terabits por segundo é cerca de 1,5 milhão de vezes mais rápido do que a média de velocidade padrão das residências norte-americanas.
Para se ter uma ideia, o recorde de velocidade alcançado pelos pesquisadores japoneses permitiria o download de mais de 12 mil filmes a cada segundo. O jogo de videogame Elden Ring, que tem um tamanho de 45 GB, poderia ser baixado em um aparelho durante apenas um milissegundo, por exemplo.
No entanto, apesar do otimismo entre a comunidade científica e acadêmica, essa velocidade surpreendente de internet ainda está longe de ser incorporada para usuários domésticos. Com o recorde, o objetivo dos pesquisadores a partir de agora será expandir o alcance dessa transmissão de altíssima velocidade. Além disso, para ser implantada em larga escala, seria necessário investimentos elevados e uma transformação na estrutura de rede atual, algo que ainda não está nos planos das empresas e do poder público.
Expectativas para o futuro
No futuro, uma conexão de internet mais rápida será capaz de impulsionar diversas inovações, como a Internet das Coisas (IoT). Com essa tecnologia, a expectativa é que diversos objetos e dispositivos, como geladeiras, portas, sensores e mais, possam ser conectados em grande escala, mudando completamente o nível de interação que as pessoas possuem com a internet nos dias de hoje.
Apesar dessa tecnologia já existir, ela ainda permanece bastante limitada, em parte devido à velocidade de dados da internet atualmente e as restrições da estrutura de rede.
Além da IoT, a perspectiva é de que uma conectividade cada vez melhor e mais rápida seja capaz de tornar o mundo mais interligado e futurístico. Segundo alguns especialistas, essa tecnologia permitiria o avanço dos hologramas, por exemplo, que ainda estão em uma fase preliminar.
Outra inovação importante que seria potencializada com uma conexão mais rápida é a comunicação quântica. Através dela, a segurança online poderia ser aprimorada a níveis inimagináveis, praticamente eliminando os riscos de ataques cibernéticos e o roubos de dados e informações sensíveis. Considerando que a expectativa é de que mundo se torne cada vez mais conectado, esse avanço pode ser essencial para o futuro da humanidade.