O Rondoniaovivo quer apurar a opinião dos leitores frente a um assunto pertinente: quem é o culpado pela péssima qualidade de vida em Porto Velho (RO)? Como mostrou Rondoniaovivo, a capital rondoniense foi considerada como a pior capital para se viver no Brasil.
Segundo um relatório do Índice de Progresso Social (IPS), que mede o avanço do bem estar social e ambiental, Porto Velho é a pior capital do país quando se trata de saneamento básico e meio ambiente. Cada local avaliado é denotado com uma pontuação, que considera três ‘dimensões’ (necessidades humanas básicas, fundamentos para o bem-estar e oportunidades).
Como mostrou o jornal, a capital marcou apenas 32,92 pontos no quesito de saneamento - a menor taxa dentre todas as capitais do Brasil - e 43,29 pontos no quesito de qualidade do meio ambiente. No âmbito de segurança pessoal, ficou atrás apenas de Manaus - com 39,57 pontos.
De acordo com um
relatório do Instituto Trata Brasil, apenas 9,89% da população porto-velhense recebe o serviço de tratamento de esgoto. Mais da metade dos moradores da capital vivem sem acesso à água tratada.
Sem água e nem esgoto, Porto Velho também não tem ar. Na última quarta-feira (24), a qualidade do ar em Porto Velho foi a pior do Brasil, conforme monitoramento em tempo real da IQAir - uma empresa suíça que mede a qualidade do ar em vários lugares do mundo. O ar da capital foi classificado como ‘insalubre para grupos sensíveis’, como contou o jornal
nesta reportagem.
Você, leitor do jornal Rondoniaovivo, sabe os problemas. Mas de quem é a culpa? Expresse a sua opinião na nova enquete do jornal, que pode ser conferida abaixo.
Quem é culpado pela péssima qualidade de vida em Porto Velho?
A) O Governo Estadual
B) A Prefeitura
C) Os vereadores
D) A população
E) Todos acima
Vale lembrar que a enquete não tem valor científico e é apenas uma pesquisa de opinião pública. Os leitores do jornal podem, inclusive, sugerir temas de enquetes nas redes sociais do Rondoniaovivo.