Solenidade uniu veteranos e ativos para celebrar as conquistas e desafios da organização militar
Solenidade civico-militar aconteceu na sede da Brigada, em Porto velho / Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) celebrou os 55 anos de criação, dedicados exclusivamente ao seu compromisso com a defesa e segurança da soberania nacional. O momento serviu para comemorar a história da Brigada, suas conquistas e a contínua prontidão para enfrentar os desafios únicos de Organização Militar de selva.
O principal momento foi a formatura cívico-militar no pátio da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, na noite de quinta-feira (25), onde as Organizações Militares subordinadas à 17ª Bda Inf Sl estiveram presentes além de diversas autoridades e veteranos convidados. A solenidade contou também com a presença dos participantes do Projeto Rondon e autoridades do Estado de Rondônia.
O Comandante da 17ª Brigada de infantaria de Selva, General de Brigada EB Diógenes de Souza Gomes, ressaltou que os 55 anos marcam a criação desta unidade militar, mas que o Exército Brasileiro tem presença muito antes com a competência de cuidar da fronteira e proteger a soberania nacional. “São 3.600 quilômetros de faixa de fronteira que nunca foram violados e nunca serão porque evoluímos sempre em prontidão, melhorando nossas capacidades e e evoluindo em tamanho e responsabilidade”, enfatizou.
O General Diógenes também destacou as diversas missões realizadas com instituições parceiras, tendo a Brigada na coordenação de operações interagências com trabalho integrado que permite atuar no combate ao ilícito transnacional e aos delitos ambientais não só na proteção do meio ambiente, mas também, no apoio à população da Amazônia por meio das diversas ações cívicos sociais para populações menos assistidas.
O Comandante Militar da Amazônia, General de Exército EB Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, destacou que o CMA é o maior comando militar de área do Exército Brasileiro, dando mostra de sua competência em operações logísticas e ações operacionais em ambientes diversificados e complexos, assistimos inúmeros indígenas e povos originários, proporcionamos o alento e apoio às populações em momentos de calamidades além de ações conjuntas que garantem a proteção da Amazônia e do território brasileiro.
O General Costa neves lembrou de seu período como comandante da 17ª Brigada, e disse estar muito satisfeito em participar do momento comemorativo dos 55 anos de criação, e destacou o valioso trabalho silencioso do soldado e conclamou a pensar na importância de pertencer ao Exército de Caxias, com patriotismo, profissionalismo e o comprometimento no cumprimento das missões. “São exemplos que diariamente recarregam as baterias deste Comandante e motivam para que continuemos fazendo cada vez mais sabendo do empenho de todos”, ressaltou.
O comandante do CMA também fez um rápido resgate histórico da importância dos militares pioneiros nesta parte da Amazônia como o Marechal Rondon e Aluísio Ferreira, além dos militares que foram destacados na época do Forte Príncipe da Beira. “Fico muito satisfeito de estar aqui com vocês comemorando mais um ano de existência dessa grande Brigada, e que continuemos sempre nos dedicando cada vez mais a nossa Nação ao nosso Exército”, finalizou.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!