Recupere fotos antigas e reviva suas memórias mais preciosas

Recupere fotos antigas e reviva suas memórias mais preciosas

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

As fotografias são uma janela ao passado, nos permitindo reviver momentos especiais na presença daqueles que mais amamos. O que acontece, então, quando essas memórias antigas são apagadas?

Mesmo quem ainda mantém fotografias de papel em álbuns físicos sabe a importância de ter cópias digitais, caso o pior aconteça. Assim como acontecia com os “negativos” das fotos no passado, ainda hoje você pode conservar as imagens originais em dispositivos digitais, mesmo que faça as impressões.

No caso de fotografias que foram tiradas muito antes das máquinas modernas existirem, existe o que chamamos de “escaneamento”, que é a transformação da foto física em uma versão digital. Um “scan” bem feito mantém a qualidade do material original, acrescentando uma camada “extra” de segurança.

Mesmo assim, uma fotografia já deteriorada não irá gerar um scan bem feito, considerando que a qualidade do papel já não existe mais. Nessas situações, é preciso recorrer às ferramentas digitais, as quais são capazes de devolver a boa aparência às fotos muito antigas utilizando inteligência artificial.

Ou seja: vale a pena conhecer maneiras de recuperar fotos antigas de momentos preciosos. Nesse texto nós vamos explorar exatamente esse assunto, trazendo um programa com o nome Wondershare Repairit que vai auxiliá-lo a restaurar aquelas imagens escaneadas de fotos deterioradas pelo tempo.

 

Como armazenar fotos antigas? E o que fazer ao perdê-las?

Se você está recuperando fotos antigas, provavelmente as tinha salvo em algum dispositivo eletrônico, seja um pen drive ou o próprio computador. Essa é uma boa escolha, já que, mesmo diante de um problema iminente, você ainda tem a segurança de uma cópia digital do que antes existia apenas físico.

Se a foto foi mal escaneada, há algumas soluções imediatas, como fazer um novo escaneamento (com uma resolução aumentada). Mesmo assim, o resultado pode não ser o melhor. Não se preocupe: mesmo que não tenha mais a foto física, ainda é possível recuperar a qualidade dela na versão digital.

Embora soluções de ferramentas externas como o Wondershare Repairit precisem de um dispositivo de mesa ou laptop para serem instalados, há a conexão com dispositivos externos, então fotos antigas deterioradas que escaneou e salvou no celular ainda podem ser recuperadas do próprio smartphone.

O formato no qual as imagens estão salvas influencia pouco na sua qualidade, se o problema de qualidade for no papel: um “jpg” e um “png” tem pouca distinção de qualidade entre si. O importante é ter acesso ao dispositivo onde os dados estavam, para que esses programas externos possam agir.

 

 

 

Qual a melhor alternativa para recuperar fotos antigas perdidas?

Seguindo o que foi explorado no tópico anterior, nós chegamos ao dilema: qual a melhor alternativa para recuperar fotos antigas? Nós podemos indicar dois programas que estão relacionados um ao outro: o Repairit e o Recoverit. Eles servem a propósitos distintos, mas ambos auxiliam no problema.

Repairit é um programa voltado a reparar arquivos que apresentam qualquer tipo de problema de acesso ou qualidade, incluindo as fotos antigas. O foco está nas imagens e vídeos, e o software utiliza inteligências artificiais para aparar arestas e devolver o acesso dos usuários às mídias nos dispositivos.

Já o Recoverit, sobre o qual vale a pena falar brevemente, é voltado a restaurar arquivos que foram perdidos ou apagados pelos mais variados motivos. Ele é um programa instalado em computadores com o sistema operacional Windows, mas é capaz de recuperar o que esteja em outros dispositivos.

O Wondershare Repairit é pago, mas existe a possibilidade de testar suas funções sem custo. Aliado a isso, é interessante mencionar que ele é compatível com centenas de formas e extensões, e que utiliza o que há de mais moderno em inteligência artificial para identificar e corrigir problemas de qualidade.

 

 

 

Como recuperar fotos antigas com o Wondershare Repairit em 5 passos

O Wondershare Repairité capaz de ajudar usuários a recuperar fotos antigas que foram digitalizadas em 5 passos muito simples e que podem ser executados em menos de uma hora! Nós esmiuçamos o tutorial do primeiro ao último momento, começando com a instalação do programa num computador.

 

1 – Realize o download do Wondershare Repairit no site oficial

Tudo começa aqui! Para fazer o download do Wondershare Repairit, você deve visitar o site oficial do programa e selecionar “teste grátis” na página inicial. Na mesma hora, um arquivo será baixado no computador. Trata-se do instalador, o qual iremos utilizar para que ele seja executado na sua máquina.

Você pode manter as defesas do seu computador ativas durante a instalação, permitindo que o “O.S.” identifique se existe algum malware, como em golpes. Na prática, isso não acontece, já que o instalador é seguro para os usuários. O arquivo baixado irá aparecer na pasta “downloads” do navegador onde fez download.

 

2 – Execute a instalação do programa no seu computador

Naturalmente, o passo seguinte ao download é a instalação! Você precisará acessar a pasta onde o instalador foi salvo e clicar duas vezes no arquivo “.exe”. Uma janela será aberta, na qual deverá marcar a opção “li e aceito” e dar início ao processo de instalação. Essa etapa leva poucos segundos.

Quando a instalação for concluída, um ícone terá sido criado na área de trabalho do seu computador. Você pode usá-lo para acessar o Wondershare Repairit, mas o primeiro acesso também consegue ser automático pelo próprio instalador. O melhor é fechar o programa e seguir para a próxima etapa.

 

3 – Envie a foto que deseja recuperar para o computador

Feito o download e a instalação, o próximo passo consiste em ter a foto que deseja recuperar. Como citamos antes, elas podem estar salvas no próprio PC, na nuvem ou em dispositivos externos: o que importa é que a encontre e a deixe em um lugar acessível e que possa ser encontrada pelo programa.

Assim que conectar o dispositivo ao computador, você deverá receber a mensagem de identificação no canto inferior direito da tela do computador. Se isso não ocorrer, conecte e desconecte o objeto. Se a foto não estiver disponível no PC, o Wondershare Repairit não será capaz de fazer a recuperação.

 

4 – Abra o programa e busque pela ferramenta adequada

Ao abrir o programa pela primeira vez para recuperar foto, você imediatamente verá uma coluna do lado esquerdo com as opções “reparo de vídeo”, “mais tipos de reparos” e “histórico de arquivos”. A opção que precisamos nessa tarefa é a segunda, então clique em “mais tipos de reparos” e aguarde.

A janela seguinte dirá “mais tipos de reparo”, com opções de reparo de foto, arquivo e áudio logo abaixo, assim como potencializadores de IA. O que precisamos é “reparo de foto”, então basta que clique na setinha logo abaixo da primeira opção. A frase “importar foto(s) corrompida(s)” aparecerá.

 

 

5 – Importe a foto que deseja recuperar e aguarde o processo ser concluído

A última etapa consiste em importar a foto ao programa, clicando no botão “adicionar” e selecionando a fotografia deteriorada. Se a foto abrir corretamente no programa, você verá a mensagem “É possível abrir todas as duas fotos. Deseja aprimorá-las em vez de pará-las?”. Aceite clicando na opção azul “ir”.

Por fim, basta selecionar a opção "reparo de fotos antigas", determinar uma resolução e clicar no botão "começar a aprimorar". A reparação leva somente alguns segundos (ou minutos, se a foto for muito grande), mas a tarefa é automática. Ao fim, receberá uma mensagem e poderá ver o resultado.

 

 

Você irá notar que a foto vem com uma marca d’água no modo de testes, o que é normal. Para receber a fotografia antiga sem a marca com o nome do programa, será pedida uma assinatura no Wondershare Repairit, o que exige o login já criado ou um novo cadastro diretamente no site oficial.

 

O que mais o Wondershare Repairit é capaz de recuperar?

As fotografias foram as protagonistas aqui, mas elas não são o único tipo de arquivo que o software é capaz de recuperar: vídeos e áudios das mais diferentes extensões são capazes de ser recuperados. Como exploramos previamente, os problemas incluem a má qualidade ou a falta de acesso ao arquivo.

“Extensão” é o nome dado ao tipo de um dado, o qual aparece ao final do seu título. Um arquivo com o nome “árvore.png”, por exemplo, será uma imagem, já que “png” é uma extensão associada a esse tipo de mídia. O mesmo vale para “mp3” e áudio, “mp4” e vídeos e dezenas de outros novos formatos.

Quanto mais pesado um arquivo, mais tempo o Wondershare Repairit tomará para recuperá-lo, mas as fotografias, protagonistas desse texto, estão entre os tipos de mídias mais leves. A velocidade do computador onde o programa foi instalado também influencia no tempo até que o processo finalize.

E o melhor de tudo? O Wondershare Repairit realiza essa tarefa de um jeito simples para quem não tem conhecimentos sobre extensões, já que sua interface é intuitiva e o programa guia os usuários durante o primeiro uso. Não há preocupações em “fazer errado”: se não conseguir, basta recomeçar.

Aliado ao conhecimento de como utilizar o Wondershare Repairit, é interessante desenvolver maneiras de manter a qualidade das fotos antigas ao digitalizá-las. Uma ideia é salvá-las diretamente de escaneamento, ao invés de fotografá-las com o celular. Quanto maior a resolução, mais qualidade.

Se os problemas voltarem a acontecer mesmo assim, o Wondershare Repairit continuará disponível para auxiliá-lo. Independentemente se as fotos estavam no PC, num smartphone ou no cartão de memória da câmera, o programa é capaz de devolver qualidade (ou acesso) ao arquivo 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS