Um intercâmbio entre alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e da Universidad Autónoma del Beni José Ballivián (UAB-JB), está acontecendo em Porto Velho. Estão sendo promovidas atividades de ensino, pesquisa e extensão que visam fortalecer a formação acadêmica e profissional dos estudantes.
A parceria entre as duas instituições tem como objetivo principal fomentar a troca de conhecimentos, experiências e técnicas inovadoras nas áreas de engenharia civil, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a melhoria das práticas de engenharia na região amazônica.
Para a coordenadora do Projeto
A Amazônia, com sua vasta biodiversidade e complexidade ambiental, apresenta desafios únicos que exigem soluções engenhosas e adaptativas. Neste contexto, a colaboração entre UNIR e UAB-JB permitirá que os alunos se envolvam em projetos que abordem questões cruciais como a gestão de recursos hídricos, a durabilidade das construções em condições tropicais e a implementação de técnicas de construção sustentáveis.
Interação
Além disso, a experiência de vivenciar a realidade acadêmica e profissional em um país vizinho proporcionará aos estudantes uma visão ampliada e multicultural, essencial para a formação de engenheiros competentes e globalmente conscientes. Durante o período de intercâmbio, os alunos participarão de aulas práticas, seminários, workshops e visitas técnicas.
Estas atividades serão conduzidas nos laboratórios do curso de engenharia civil da Unir e em obras de engenharia na cidade de Porto Velho, proporcionando uma imersão completa nos processos de ensino e pesquisa das duas universidades.
A engenheira e professora da Unir, Lívia Palácio Ribeiro, que está na coordenação do projeto, acredita que a partir dessas experiências podem nascer soluções para os problemas ambientais comuns aos dois países.
“A interação direta com professores e pesquisadores experientes, bem como com colegas de outro país, enriquecerá o aprendizado e estimulará a criação de redes de contato e futuras colaborações acadêmicas e profissionais. Portanto, este projeto representa uma oportunidade ímpar de crescimento acadêmico e pessoal para os alunos de Engenharia Civil da UNIR e da UAB-JB, promovendo a integração regional e a inovação nas práticas de engenharia civil na Amazônia”, declarou.
ENTRE NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP E FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTICIAS - clique aqui