UNIÃO: Universitários do Brasil e da Bolívia participam de intercâmbio em Porto Velho

São alunos do curso de engenharia que estudam soluções para os problemas ambientais comuns aos dois países

UNIÃO: Universitários do Brasil e da Bolívia participam de intercâmbio em Porto Velho

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um intercâmbio entre alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e da Universidad Autónoma del Beni José Ballivián (UAB-JB), está acontecendo em Porto Velho. Estão sendo promovidas atividades de ensino, pesquisa e extensão que visam fortalecer a formação acadêmica e profissional dos estudantes. 
 
A parceria entre as duas instituições tem como objetivo principal fomentar a troca de conhecimentos, experiências e técnicas inovadoras nas áreas de engenharia civil, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a melhoria das práticas de engenharia na região amazônica. 
 
Para a coordenadora do Projeto
 
A Amazônia, com sua vasta biodiversidade e complexidade ambiental, apresenta desafios únicos que exigem soluções engenhosas e adaptativas. Neste contexto, a colaboração entre UNIR e UAB-JB permitirá que os alunos se envolvam em projetos que abordem questões cruciais como a gestão de recursos hídricos, a durabilidade das construções em condições tropicais e a implementação de técnicas de construção sustentáveis. 
 
Interação
 
Além disso, a experiência de vivenciar a realidade acadêmica e profissional em um país vizinho proporcionará aos estudantes uma visão ampliada e multicultural, essencial para a formação de engenheiros competentes e globalmente conscientes. Durante o período de intercâmbio, os alunos participarão de aulas práticas, seminários, workshops e visitas técnicas. 
 
Estas atividades serão conduzidas nos laboratórios do curso de engenharia civil da Unir e em obras de engenharia na cidade de Porto Velho, proporcionando uma imersão completa nos processos de ensino e pesquisa das duas universidades. 
 
A engenheira e professora da Unir, Lívia Palácio Ribeiro, que está na coordenação do projeto, acredita que a partir dessas experiências podem nascer soluções para os problemas ambientais comuns aos dois países.
 
“A interação direta com professores e pesquisadores experientes, bem como com colegas de outro país, enriquecerá o aprendizado e estimulará a criação de redes de contato e futuras colaborações acadêmicas e profissionais. Portanto, este projeto representa uma oportunidade ímpar de crescimento acadêmico e pessoal para os alunos de Engenharia Civil da UNIR e da UAB-JB, promovendo a integração regional e a inovação nas práticas de engenharia civil na Amazônia”, declarou.
 
 

ENTRE NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP E FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTICIAS  - clique aqui

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS