Pré-campanha a prefeito está nas ruas; centro luta para recuperar pessoas viciadas em drogas; atentados ocorridos na capital continuam sem solução
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Curioso
Em 1974, o presidente do partido Republicano norte-americano Richard Nixon renunciou à presidência dos Estados Unidos, devido a um escândalo de espionagem com a instalação de escutas eletrônicas na sede do partido de oposição, Democratas. O ocorrido ficou conhecido como Watergate. Ao todo, 69 pessoas foram indiciadas e condenadas por envolvimento no crime. O presidente perdeu o cargo e, por pouco, não foi preso.
Abin
Pois bem, esta semana, veio à tona que a Agência Brasileira de Informações, grampeou, sem autorização judicial, diversas pessoas no país. Integrantes de todos os poderes, ao que mostram, até o momento, as investigações da Polícia Federal foram alvos dos arapongas. O objetivo seria proteger os filhos do presidente Jair Bolsonaro, que também sabia das ações ilícitas da Abin. Os envolvidos negam, mas essa semana já houveram prisões e, pelo andar da carruagem, muito ainda vai aparecer.
Grampos no CPA
Essas espionagem de autoridades, servidores de alto-escalão e jornalistas nos faz refletir sobre o que ocorre nos Estados. Ano passado, em Rondônia, correu a notícia da descoberta de grampos no Centro Político Administrativo(CPA). Muito se falou, mas ao que parece, o caso ficou por isso mesmo. É muito grave que autoridades e servidores públicos estejam sendo alvo da arapongagem nos três níveis do Executivo. Negócio é colocar as barbas de molho!
Nariz em Pé
Jusuíno Boabadi(foto) voltou a ocupar a cadeira de deputado estadual em Rondônia. Ele está no lugar do parlamentar estadual Laerte Gomes, que pediu afastamento do cargo para tratar da saúde. Jesuíno já avisou que terá como prioridade as demandas da segurança pública e de quem mais o procurar no gabinete. Apesar das disposições em mostrar a que veio, tem muita gente nos corredores da Casa de Leis que torce o nariz quando ouve o nome do parlamentar. O motivo está na postura dele que, segundo dizem, esquece a simplicidade quando se torna deputado. Sendo assim, deputado, vamos calçar as sandálias da humildade!
Confiantes
E a corrida para saber quem vai se tornar o próximo prefeito de Porto Velho continua a todo vapor. Os pré-candidatos estão gastando muita sola de sapato, pneu de carro e combustível para agregar o maior número possível de aliados e, claro, voto. Muitas, mas muitas conversas mesmo, estão ocorrendo nos bastidores. Até o momento, a maioria deles diz que está otimista e que vai para o embate como cabeça de chapa.
Desistiu
A única exceção, nesse grupo dos que anunciaram a pré-candidatura na capital, foi a do atual presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Marcelo Cruz(foto), que desistiu da disputa. Ele afirmou que a decisão se deveu à uma norma da Casa de Leis que o impede de concorrer à prefeitura da capital e também após conversas com a família.
Benedito Alves
Quem está no primeiro grupo, dos que continuam firmes com a pré-candidatura, é o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas, Benedito Alves(foto). Em conversa com a coluna, ele informou que mantém a pré-candidatura e que está em tratativas com partidos como PSD, PSB, PP e outros. Sobre a entrada de Léo Moraes na corrida para ocupar a cadeira de Hildon Chaves na administração da capital, ele avaliou que já era esperada. “Oportuniza mais alternativas de escolha e fortalece a democracia”, disse.
Lançamento
Benedito também afirmou que nas andanças por Porto Velho e nos distritos da capital, tem percebido que os moradores da capital estão muito carentes e descrentes em quem está envolvido com a política. “Nas minhas andanças tenho percebido que a maior parte da população sente falta de serviços adequados há tempos, como saúde, educação, segurança, saneamento etc, o que faz com que rejeite os políticos tradicionais. Tenho sentido que o povo quer mudança”, declarou. Aliás, na próxima segunda-feira, dia 15, Benedito Alves estará fazendo o lançamento oficial da pré-candidatura, na Zona Leste, de Porto Velho.
Alternativa
Na semana que passou, com a derrocada da frente de esquerda e de centro para enfrentar quem tem o apoio do prefeito Hildon Chaves, uma nova ideia começou a ser ventilada. A conversa, conforme explicaram alguns dos envolvidos, trata-se da união dos partidos menores na disputa, com menos capital e tempo de tv. Nesse caso, não importa se a ideologia é de direita ou de esquerda, mas que se unam em torno de um único objetivo: ganhar a prefeitura. Assim, o plano seria, por enquanto, caminharem juntos Vinicius Miguel(PSB), Benedito Alves(Solidariedade) e Valdir Vargas(PP). Quem viver, verá!
Valdir Vargas
O empresário Valdir Vargas(foto), que lançou o nome como pré-candidato à prefeitura da capital, afirmou à coluna que, por enquanto, a pré-campanha continua. “Trabalhamos com o nosso nome como cabeça de chapa. Estamos percorrendo todos os bairros e distritos de Porto Velho. Somos um nome novo na política e, por onde passo, tenho percebido uma desilusão com o que está aí. As pessoas querem algo novo! Tenho visto também que, especialmente nos distritos, a ausência total do poder público. Isso precisa ser repensado com urgência”, enfatizou.
Socorro
Falando em campanha, teve ex-parlamentar rondoniense que fez uma boa ação e colocou os aprendizados de anos de faculdade de medicina à prova. O fato ocorreu em um voo que vinha para Porto Velho, quando uma pessoa passou mal. Os comissários de bordo tinham medicamentos para o problema de saúde da passageira, mas precisavam da autorização de um médico para usá-lo na doente. Foi então que alguém disse que havia uma médica no avião. A rondoniense atendeu ao chamado e fez os procedimentos necessários até a chegada do avião na capital de Rondônia.
Casais
Olha, ainda estamos na pré-campanha para prefeito e vereador e a votação do primeiro turno acontecerá só em 6 de outubro. No entanto, já tem casais em pé de guerra devido a agitada vida de político ou pré-político, como queiram, e não se entendem mais. Um inebriado pela possibilidade de comandar a cidade não percebe que muitos abraços e sorrisos não correspondem à realidade. O outro, por estar mais de fora, já vê a situação com mais clareza e consegue perceber a falsidade que domina esses ambientes, onde muitos acendem vela para Deus e o diabo, contando que seus interesses estejam assegurados.
Areia Branca
Mas enquanto as eleições não chegam e não se troca o prefeito e vereadores, os moradores da capital vão convivendo com velhos problemas. A comunidade da rua Trianon, no bairro Areia Branca, procurou a coluna para denunciar as condições da via, que foi asfaltada há pouco tempo, mas, por falta de manutenção, começou a perder o serviço que foi feito. “Estamos esquecidos pelo poder público há muito tempo. Estamos sem sorte de, pelo menos, um recapeamento nas ruas aqui. São várias outras com o mesmo problema. Já faz muito tempo que não temos nenhum benefício do poder público. Mas, está chegando a política novamente e seremos lembrados, com certeza, por candidatos a vereador e prefeito”, ressaltaram. Oi, Prefeitura!
Logo do Lula
Falando em Prefeitura, está chamando à atenção o que fizeram com a placa que informa sobre a construção da nova rodoviária da capital. Simplesmente, colocaram uma fita adesiva onde aparece o nome Governo Federal, que é um dos que contribuíram com a obra. Advogados eleitoralistas explicaram que era para ser coberta apenas as informações sobre a gestão municipal. “Não havia necessidade de cobrir a logo do Lula”, disseram. É espantosa a dificuldade que os políticos locais têm de assumir que em praticamente todos os investimentos públicos em Rondônia, ou em qualquer outro local do país, tem recursos do Governo Federal.
Escolas de Música
Um clima de temor se estabeleceu entre os servidores das três escolas municipais e públicas de músicas de Porto Velho. A capital conta com os estabelecimentos Jorge Andrade, na região central; Som na Leste, na zona Leste; e Francisco Lázaro dos Santos/Laio, na zona Sul. Esses locais oferecem cursos de artes nas linguagens da música, dança, artes visuais e teatro. Os trabalhadores que neles atuam estão revoltados com os rumos que essas importantes instituições estão tomando.
Sem conversa
Sob o anonimato, contaram que desde 2019, através da Lei Complementar nº 772, de 12 de junho de 2019, essas escolas foram transformadas em Centros de Arte e Cultura Escolar. Antes eram consideradas escolas técnicas profissionalizantes com cursos técnicos e livres, na modalidade conservatório. “Agora é apenas uma instituição de ensino de vivências artísticas onde 80% das vagas são destinadas ao público da educação básica municipal. Ou seja, o contribuinte só tem direito a participar de 20% das vagas. Assim, a escola será apenas para crianças do ensino fundamental. Sendo que a escola sempre ofereceu o ensino musical para crianças, jovens e adultos de Porto Velho. Toda essa transformação aconteceu sem audiências ou debates públicos com a comunidade cultural, escolar e de docentes”, explicaram.
Desvirtuamento
Eles também alertaram que a situação pode ficar ainda pior e com a comunidade tendo ainda menos direito a desfrutar do que é oferecido por essas escolas de música e artes. “Nesse ano, a prefeitura através de um projeto, está tentando destinar a demanda de vagas dessas instituições para 100% dos alunos da rede municipal de educação. Ou seja, o conteúdo de artes que deveria ser visto na escola fundamental municipal, será visto no contraturno nos centros de artes de forma exclusiva. Isso precisa ser revisto!”, lamentaram.
Estátua da Havan
Porto Velho não terá tão cedo uma nova estátua da Havan. A assessoria de imprensa da empresa informou que só colocará outra quando forem descobertos os autores do incêndio que destruiu a que estátua que ficava em frente à loja, da avenida Governador Jorge Teixeira, em dezembro de 2023. A coluna entrou em contato com o secretário de Estado, Defesa e Segurança de Rondônia, coronel Vital, e ele disse que, infelizmente, as investigações não estão avançando para que o caso seja solucionado. Vital afirmou ainda que, apesar da recompensa de R$100 mil oferecida pelo empresário Luciano Hang por informações que levem aos criminosos, chegaram muitas informações, mas nada concreto. “As pessoas estavam mais interessadas no dinheiro”, observou. Ou seja, sem a conclusão do caso, não tem estátua!
Manga azeda
O Atentado contra estatua da Havan aconteceu durante os dias tensos e violentos que marcaram as reinvindicações salariais de parte de Policiais Militares na capital de Rondônia. Fica difícil investigar sem a Policia empenhada nas ruas. Uma coincidência é que em outros períodos turbulentos de tensão entre Governo e forças policiais, tivemos ataque a tiros na fachada do banco Itaú e até uma dinamite jogada dentro de um posto do Banco do Brasil na avenida Calama. Nenhum destes ataques terroristas foram solucionados.
Drogas
O problema do envolvimento de pessoas com drogas tem sido um flagelo para muitas famílias no mundo inteiro. Em Rondônia, praticamente todo mundo tem algum familiar ou conhecido que está envolvido e lutando contra o vício. Mas existe também um grupo de pessoas que, apesar da luta desigual, batalha para tirar quem já se envolveu nesse caminho, que pode ter volta. O Programa Conexão Rondoniaovivo, apresentado pelo jornalista Ivan Frazão, conversou com o bispo Paulo Cavalcanti, do Centro de Recuperação Vencendo Gigantes. Veja aqui a conversa!
Dia Mundial do Rock
Hoje, sábado, 13 de julho, se celebra o ‘Dia Mundial do Rock’ e o local que mais venera esse estilo de música em Porto Velho está com uma programação especial. O Gregos Original Pub começou ontem, e termina no domingo (14), com a primeira etapa do concurso de música autoral. Várias bandas locais, estarão apresentando o rock ‘made in Rondônia’. Participe e celebre o Rock!
OutBack
Quem está de malas prontas para aportar em Porto Velho é a rede de restaurantes Outback Steakhouse. A nova unidade será inaugurada na segunda-feira(15), e fica na entrada principal do Porto Velho Shopping. Essa unidade é a 170º em nosso país e a segunda da região Norte. Que sejam bem-vindos e outras marcas também descubram Rondônia!
Luto
A coluna expressa todo sentimento à família Donadon, pelo falecimento jovem Antônio Marcos Donadon(foto), 22 anos, ocorrido na última sexta-feira(12), em Vilhena. Ele é filho da deputada estadual Rosangela Donadon e do ex-deputado estadual Marcos Donadon. Que a família tenha forças para superar esse momento tão difícil!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!