PARALISADO: Bombeiros suspende edital após falta de vagas para pessoas negras e PCDs

Denúncia foi feita por Grupo de Pesquisa e Intervenção em Direitos Humanos Mapinguari da UNIR

PARALISADO: Bombeiros suspende edital após falta de vagas para pessoas negras e PCDs

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) suspendeu o edital do processo seletivo para contratação temporária após receber denúncias sobre a ausência de vagas para pessoas autodeclaradas negras (pretos e pardos) e pessoas com deficiência (PCDs).
 
A denúncia foi apresentada pelo Grupo de Pesquisa e Intervenção em Direitos Humanos Mapinguari, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), que alegou que o edital não estava em conformidade com as legislações federais e estaduais de inclusão, tais como:
 
Legislação Federal:
 
- Lei nº 8.112/1990: Assegura reserva de vagas para pessoas com deficiência em concursos públicos.
 
- Lei nº 12.990/2014: Reserva 20% das vagas oferecidas em concursos públicos para candidatos negros.
 
Legislação Estadual de Rondônia:
 
- Lei Complementar Estadual nº 715/2013: Estabelece normas complementares às legislações federais para a inclusão de pessoas com deficiência no serviço público estadual.
 
O edital suspenso pelo CBMRO previa a contratação temporária de quatro profissionais (dois analistas em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dois arquitetos). 
 
Também havia a previsão de cadastro reserva com 12 vagas para cada função, mas não incluía vagas para cotas.
 
Segundo o Grupo de Pesquisa Mapinguari, a ausência de cotas no edital evidencia práticas de exclusão que perpetuam desigualdades históricas e sistemáticas.
 
O Ministério Público de Rondônia informou que recebeu a denúncia e instaurou um procedimento, mas este foi arquivado após constatar que o órgão suspendeu o edital para realizar as adequações necessárias e incluir a reserva de vagas para cotas.
 
Respostas
 
Conforme o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), a suspensão temporária foi necessária para garantir que o processo seletivo cumpra todos os requisitos legais e administrativos.
 
O órgão informou ainda que os candidatos e demais interessados serão mantidos informados sobre as próximas etapas do processo seletivo, incluindo a nova data de publicação do edital revisado.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS