É FOGO: RO tem maior número de queimadas em 8 anos no 1º semestre

Dados são do INPE, que aponta que este é o pior semestre desde 2016

É FOGO: RO tem maior número de queimadas em 8 anos no 1º semestre

Foto: Print de vídeo/Rondoniaovivo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na noite de domingo (07) os moradores do conjunto habitacional Cristal da Calama, em Porto Velho, viveram momentos pânicos com uma grande queimada que aproximava das casas. Na semana passada, na comunidade rural Terra Santa, o fogo devastou plantações e quase queimou casas de chacareiros. Situações como essas tendem a crescer nesse período de seca intensa.
 
Em Rondônia, os focos de queimadas registrados de janeiro a junho de 2024 são maiores do que os observados em qualquer primeiro semestre dos últimos oito anos, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Esses focos ativos são identificados em tempo real por satélites, conforme informado pelo INPE.
 
De acordo com os dados do "Programa Queimadas" do INPE, no primeiro semestre de 2024, Rondônia registrou 465 focos de queimadas, um aumento de 50% em comparação ao mesmo período de 2023. 
 
Este é o pior primeiro semestre desde 2016. Em 2024, junho apresentou o maior número de focos registrados no estado, com 183 ocorrências, o maior acumulado para o mês nos últimos cinco anos, ficando atrás apenas de 2019, quando foram registrados 170 focos em junho. 
 
Em contrapartida, janeiro teve o menor número de registros, com 39 notificações, seguido de fevereiro.
 
Na Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão), foram registrados 22.058 focos de queimadas de 1º de janeiro a 1º de julho de 2024. 
 
Para que um foco seja detectado pelos satélites de órbita, ele precisa ter pelo menos 30 metros de extensão por 1 metro de largura. No caso dos satélites geoestacionários, a frente de fogo precisa ser duas vezes maior para ser localizada, conforme informações do INPE.
 
Denúncias
 
De acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam), para denunciar queimadas na zona rural, é necessário entrar em contato com o órgão pelos seguintes meios de comunicação:
 
- Telefone: 0800 666 1150
- E-mail: ouvidoria@sedam.ro.gov.br
- Plataforma: Fala.BR
- WhatsApp da Ouvidoria Ambiental: (69) 98482-8690 (para dúvidas e informações).
 
Para focos em áreas urbanas, os moradores devem contatar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) do município. Em Porto Velho, as denúncias de queimadas podem ser feitas pelo WhatsApp, no número (69) 98423-4092. 
 
É importante que os moradores enviem o máximo de provas possíveis, como fotos, vídeos e a localização correta, para que a equipe possa chegar a tempo para o flagrante. Em caso de incêndios, a população deve ligar para 193 (Corpo de Bombeiros).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS