União de partidos de esquerda naufraga, em Porto Velho; CPI dos Combustíveis, da Câmara dos Vereadores na capital, após um ano, apresenta relatório; tudo isso e muito mais na Coluna Semanal
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Não deu certo
A sonhada frente democrática de partidos de esquerda em Porto Velho naufragou. O grupo era formado por: PDT, PCdoB,PSB, PT, PV, PSOL e Rede, e tinha como objetivo enfrentar o grupo apoiado pelo atual prefeito da capital, Hildon Chaves, na disputa pelo comando da administração da capital, não conseguiu se unir em torno de um nome.
Pá de cal
Mas a pá de cal foi dada na última semana, quando o PT nacional decidiu abrir mão de uma candidatura em Porto Velho para apoiar o candidato do PDT, Célio Lopes, que tem a benção do ex-senador Acir Gurgacz. Essa decisão pode ter agradado o PT nacional, mas revoltou uma parte considerável da militância na capital e membros dos outros partidos que comporiam a federação.
Fátima Cleide
A ex-senadora Fátima Cleide(Foto), que é uma das lideranças do PT na capital e era, até dois meses atrás, uma das grandes entusiastas do grupo, disse para a coluna que a decisão de apoiar o candidato do PDT, foi tomada pela executiva nacional do partido. “Resta-nos cumprir o que foi decidido, pois, somos um partido nacional. Mas quem chegar, estamos abraçando”, declarou. Na mesma linha segue o presidente do diretório regional do PT, em Porto Velho, Israel Trindade. “Foi construído em todas as instâncias, pois a nacional é quem consolida. Existiu um diálogo de construção com Gleisi Hoffmann e Carlos Lupi onde as capitais seriam avaliadas e definidas na coletividade pela nacional”, afirmou.
REDE
Entre os partidos que estavam interessados em fazer a frente de esquerda andar em Porto Velho, a sensação é diferente da dos petistas. “Vamos manter a nossa pré-candidatura a prefeito na capital. Neste momento, somos adeptos do pragmatismo e não mediremos esforços para eleger representantes na federação REDE/PSOL para a Câmara Municipal de Porto Velho. Trabalhamos muito para fazer a melhor nominata de vereadores do campo progressista e não iremos sacrificar os nossos pré-candidatos a vereador. Lamentamos essa decisão unilateral do PT, na qual o nosso partido não foi consultado. Vejo o Vinicius Miguel (PSB) como um bom nome e que sempre cresce nas eleições durante o debate. Não teríamos problemas em compor com o ex-prefeitável Ramon Cujuí (PT) e Vinicius Miguel. Gostaria que a ex-senadora Fátima Cleide (PT) tivesse essa sensibilidade. Não tenho nada contra o Célio Lopes, mas me parece que o PT perdeu a noção de como se faz política. Querem empurrar uma candidatura goela abaixo”, lamentou o pré-candidato da REDE, advogado Samuel Costa(foto).
Vinicius Miguel
Para Vinicius Miguel(foto), que é um dos fortes nomes de esquerda em Porto Velho, disse que com o fim da federação, o PSB está aberto a novas possibilidades para a eleição deste ano. “Estou em um momento calmo de minha vida em todos os sentidos. Se eu não for candidato não será o fim da minha vida. Só não dependemos do PT! Podemos sair sozinhos ou até compor com o pré-candidato Léo Moraes”, informou. Em tempo, Vinicius Miguel viajou para Brasília para se reunir com o ministro Márcio França, que é um dos caciques do PSB nacional. O assunto: apoio financeiro à candidatura do partido à prefeitura da capital.
‘Nunca fui bolsonarista’
Célio Lopes, pré-candidato do PDT/PT para a prefeitura da capital, também conversou com a coluna onde defendeu a sua candidatura e falou sobre a notícia de que que era apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, quando exerceu o cargo de superintendente da Funasa. “Nas conversas que eu participei, todos os atores se colocaram na posição de construção. Comigo não foi diferente, me coloquei à disposição para construir, e quando nos colocamos na posição de construir nem sempre as coisas saem como queremos. Eu recebo a indicação da Federação, com muita responsabilidade. Assim como receberia também se não tivesse sido o escolhido pela federação. Eu ocupei o cargo de Superintendente da Funasa, mas nunca cheguei a pedir votos para nenhum candidato que não fosse apoiado pelo PDT. Fui indicado por uma ex-deputada do PDT(Silvia Cristina). Cargos Estaduais são indicados pelas bancadas estaduais. Não apoiei Bolsonaro e não fui indicado por ele. E acredito que nenhum Superintendente da época tenha sido indicado por ele. Assim como alguns Superintendentes atuais não foram indicados pelo Presidente Lula, e não são de esquerda”, rebateu.
Terror
A população de Porto Velho está assombrada e chocada com o assassinato, ocorrido na madrugada de terça-feira(2), em uma lanchonete da rede Subway, localizada na esquina das avenidas Jorge Teixeira e Abunã. Rauney Jander Barrozo Vieira(foto), 25 anos, foi morto com quatro tiros à queima roupa por um desconhecido que chegou ao local de bicicleta. A vítima portava uma pistola e carregadores. No momento do crime, ele estava acompanhado da esposa, que foi baleada na perna. Nada foi roubado e o assassino fugiu após os tiros.
Matador do PCC
A Polícia Militar informou que Rauney era um dos chefes do grupo criminoso PCC, na capital rondoniense. Fontes da polícia contaram também que com esse assassinato, quem deve assumir o lugar de Rauney no bando será um homem conhecido por ‘Matador do PCC’. Ele havia sido preso no último dia 29 de abril, quando tinha 17 anos, junto com mais quatro comparsas no condomínio Residencial Santa Bárbara, no centro de Porto Velho.
Liberado
Nesse dia, todos foram para a delegacia, pois portavam drogas e armas. O menor estava foragido da Unidade de Internação Sentenciada, devido a outros crimes. Porém, na delegacia não foi checada a ficha corrida dele e ele foi liberado pelos policiais na presença dos pais. Desde então, não foi mais pego e, a suspeita é que ele assuma o comando do bando, desencadeando uma guerra entre facções para vingar a morte de Rauney.
Nesse clima de medo, os moradores da capital ainda têm que enfrentar as mensagens pregando o terror, afirmando que não devem sair de casa, pois, os bandidos vão estar nas ruas aterrorizando a todos. O pânico tem sido tanto que a PM emitiu uma nota desmentindo que haja toque de recolher e afirmando que a população pode ficar despreocupada. Mas como seguro morreu de velho…!
Combustíveis
Finalmente, a Comissão Parlamentar de Inquérito, da Câmara Municipal de Porto Velho, apresentou o relatório final. A conclusão do levantamento, divulgado pelo vereador Isaque Machado(UB), foi a de que há indícios alarmantes de cartelização no mercado de combustíveis da capital rondoniense. Os vereadores concluíram, depois de muito tempo, algo que a população já desconfiava. A CPI havia sido instalada em julho de 2023 e, inicialmente, tinha 90 dias para concluir os trabalhos, o que não ocorreu. Mas antes tarde do que nunca e que as conclusões sirvam para que ações sejam tomadas. Os portovelhenses agradecem de coração!
Inovação na Católica
A Faculdade Católica de Rondônia lançou o Núcleo de Inovação Tecnológica da instituição. O NIT está sendo implantado em parceria com NIT UNIINOVA da UNIVALI, de Santa Catarina, e será liderado pelo Prof. Dr. Edson Pontes Pinto, advogado, professor da Faculdade Católica de Rondônia. Ele participou do Programa Conexão Rondônia ao Vivo, apresentado pelo jornalista Ivan Frazão, onde, juntamente com o Prof. Fábio Zabot Holthausen - Diretor de Inovação e Empreendedorismo na UNIVALI, explicou sobre o NIT rondoniense. Assista aqui!
Arraial BeraMadeira
Desde a última sexta-feira(05) e até o dia 14, está acontecendo o Arraial BeraMadeira, no estacionamento do Porto Velho Shopping. Alegria, comida boa, organização e muita gente bonita circulando no local. Além, é claro, das quadrilhas e bois-bumbás que dão um show à parte. Quem for ainda pode fazer solidariedade e, quem sabe, sair de moto zero. A barraca do Núcleo de Apoio à Criança com Câncer(NACC) está fazendo bingos e alguns dos prêmios são uma moto Biz e uma CG 160. Participe da festa e contribua com o NACC!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!