EDUCAÇÃO: Cerca de 60% das crianças de RO foram alfabetizadas após pandemia

Outros 75% de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental aprenderam a ler e escrever em outras nove cidades

EDUCAÇÃO: Cerca de 60% das crianças de RO foram alfabetizadas após pandemia

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em Rondônia, 65% das crianças matriculadas nas escolas públicas foram alfabetizadas na idade correta em 2023, conforme o 1º Relatório de Resultados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
 
Esse índice é 40% superior ao registrado em 2021, durante a pandemia de Covid-19.
 
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada visa garantir que alunos de 6 e 7 anos aprendam a ler e escrever na idade adequada. Todos os estados e 99,8% dos municípios aderiram à iniciativa nacionalmente, e, segundo o Ministério da Educação (MEC), mais de R$ 1 bilhão já foi investido no programa.
 
O levantamento também mostrou um aumento na porcentagem de alfabetização infantil em comparação com 2019, quando 46% das crianças eram consideradas alfabetizadas.
 
Além disso, os resultados das redes municipais indicam que:
 
- Rondônia superou a meta estabelecida no último levantamento;
- A média do estado é maior do que a registrada no Brasil (56%);
- Sete municípios atingiram mais de 80% de alunos alfabetizados, e apenas cinco ficaram abaixo dos 50%.
 
Este indicador foi calculado a partir do alinhamento nacional dos dados obtidos pelas avaliações estaduais em 2023. Em Rondônia, a avaliação envolveu 88% dos alunos das redes públicas estaduais do 2° ano do ensino fundamental, conforme o MEC.
 
 
Discrepância
 
Em relação à média nacional, aproximadamente 56% das crianças da rede pública estão alfabetizadas. Destas, 64% são declaradas brancas e 50% pretas e pardas. Na rede pública, cerca de 28% dos estudantes possuem informações faltantes na variável raça/cor nos dados do Censo Escolar de 2019.
 
 
Cidades
 
De acordo com os dados do MEC, nove municípios alcançaram mais de 75% de alunos alfabetizados, e sete atingiram mais de 80%. Entre as cidades com maior percentual de crianças do ensino fundamental alfabetizadas, estão:
 
- Itapuã do Oeste: 98,8%
- Primavera de Rondônia: 86,1%
- Espigão D'Oeste: 85,3%
- Rio Crespo: 83,8%
- Ji-Paraná: 81,8%
 
Segundo o relatório, apenas quatro municípios do estado ficaram abaixo da média de 50% de alfabetização, são eles: Alvorada Do Oeste (29,2%), Vale do Anari (37%), Guajará-Mirim (41,8%), Buritis (49,8%).
 
 
Definição
 
O MEC define alfabetização como o processo pelo qual a criança desenvolve habilidades de leitura, escrita e interpretação de textos. Esse processo inclui a capacidade de compreender e utilizar a linguagem escrita de forma funcional no dia a dia.
 
Assim, considerando um "padrão associado a habilidades básicas de leitura e escrita desenvolvidas por um estudante alfabetizado, conforme estabelecido pelos sistemas de avaliação de estados e municípios", foram considerados alfabetizados os alunos que demonstram as seguintes habilidades:
 
- Reconhecimento de letras e palavras: A criança deve ser capaz de reconhecer letras, sílabas e palavras;
- Compreensão de textos simples: Deve conseguir ler e compreender textos simples, identificar a ideia principal e responder a perguntas básicas sobre o texto;
- Escrita: Capacidade de escrever palavras e frases simples de forma clara e legível;
- Produção de textos curtos: Escrita de textos curtos, como bilhetes e pequenas histórias, demonstrando coesão e coerência;
- Interpretação de textos simples: Capacidade de interpretar textos simples, inferir significados e fazer conexões com seu cotidiano e outros.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Ano Novo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS