COLUNA SEMANAL: Pastor Valdomiro Santiago está na capital e mantém contatos com políticos locais

Pré-candidatura de Léo Moraes muda cenário político pela prefeitura da capital; servidores do Ibama iniciam paralisação no dia 1º de julho; levantamento mostra que bancada de RO não tem influência no Congresso, exceção para o senador Confúcio Moura

COLUNA SEMANAL: Pastor Valdomiro Santiago está na capital e mantém contatos com políticos locais

Foto: Divulgação

 
Evangélica
 
E as eleições estão se aproximando, com os dias passando rápido, como é a sensação que temos, 6 de outubro, já chega. Pensando nisso, estamos assistindo a um show de transformação de alguns pré-candidatos a prefeito de Porto Velho. Uma candidata foi fotografada, dias atrás, vestida como uma verdadeira irmã evangélica, tudo para agradar um público que não é tão simpático assim a ela. Pelo voto, vale até beijar a boca de pitbull irritado!
 
 
 
Benedito Alves
 
 
Mas ainda na seara religiosa, o que se percebe nessa sagrada busca pelo voto evangélico na capital, é que um candidato está fazendo muito bem essa lição. Trata-se do ex-conselheiro do Tribunal de Contas, Benedito Alves. Ele tem trânsito livre entre esse público e tem explorado essa proximidade. A movimentação dele junto aos crentes, já está dando resultados. Uma pesquisa de opinião que circulou na última semana na capital, colocou ele na terceira colocação. Um bom posicionamento para quem não tem tradição política! 
 
 
Valdomiro Santiago pescador
 
 
Aliás, mesmo que alguns torçam o nariz, Valdomiro Santiago, o todo poderoso da Igreja Mundial do Poder de Deus, está em Porto Velho, para um evento da igreja, no domingo(30), às 09h,na Talismã 21. No entanto, antes do encontro com os seguidores, Valdomiro Santiago, tem uma pescaria marcada neste sábado com emissários de um dos pré-candidatos. Valdomiro pode não ser bom de pescaria, mas é bom de lábia e tem um cardume cobiçado por muita gente!
 
 
Léo Moraes
 
Já Léo Moraes ao que tudo indica chegou chegando e não está para brincadeira. O homem veio decidido a ocupar o gabinete de Hildon Chaves. Prova disso, foi uma foto dele que circulou nos últimos dias onde ele aparece, em um restaurante, conversando com Fernando Máximo. O ex-secretário de Saúde, que foi obrigado a não sair como pré-candidato a prefeito devido a problemas dentro do partido dele, o União Brasil, foi o deputado mais votado na última eleição. Ou seja, é um nome com potencial que pode transferir votos.
 
 
Sem Empolgação
 
Enquanto a direita se articula, os partidos ditos de esquerda, na capital, não estão conseguindo chegar a um consenso sobre um nome que os represente na corrida eleitoral. A coluna conversou com um participante do grupo, que falou que a sensação é de final de festa. Segundo a fonte, a ex-senadora Fátima Cleide já demonstrou não estar muito interessada em ser cabeça de chapa. Já Vinicius Miguel, disse, perdeu a empolgação com a entrada de Léo Moraes no jogo. Samuel Costa, talvez, abrisse mão para uma chapa com Vinicius Miguel e Fátima Cleide. “Essa federação implodiu”, resumiu.
 
 
Bancada Federal Invisível
 
 
Saindo da política local, na última sexta-feira(28) o Departamento de Intersindical de Assessoria Parlamentar(DIAP), divulgou a pesquisa “Quem são os Cabeças do Congresso Nacional 2024”. O levantamento, na definição do DIAP, visa identificar aqueles parlamentares que se diferenciam dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades descritas neste levantamento, cuja edição completa 31 anos.
 
 
Destaque
 
 
Pois bem, tanto na Câmara dos Deputados como no Senado Federal, só apareceu um político rondoniense que tem destaque. Trata-se do senador Confúcio Moura que, apesar de ser odiado pela extrema direita rondoniense, é o político rondoniense que tem influência no Congresso Nacional e, por consequência, junto ao Governo Federal, de quem é aliado. Isso quer dizer que é alguém que pode ajudar, de fato, a trazer investimentos federais para Rondônia. Já o restante da bancada, segundo o Diap e como diz aquele dito popular, se juntar todos não dá um. Ou seja, estamos muito mal de representatividade! Esses dados mostram que é necessário a bancada deixar a pauta de costumes de lado e se concentrar no que, de fato, interessa aos rondonienses. Veja aqui o levantamento
 
 
Tirando o sono de Hildon
 
Tudo indica que o encerramento da administração do prefeito Hildon Chaves, em Porto Velho, com chave de ouro, pode estar ameaçado. Um dos motivos é a obra da nova rodoviária. Essa semana, o consórcio responsável pela obra enviou ofício para a Prefeitura solicitando mais dinheiro e tempo para terminar a construção. O pedido caiu como uma bomba na administração da capital, que já tinha tudo planejado para inaugurar o novo cartão postal de nossa cidade. Como se não bastasse, na última quarta-feira(26), moradores dos bairros Porto Cristo II e Três Marias fecharam a BR 364 em protesto. Os primeiros haviam recebido uma ordem de despejo e os segundos pediam asfalto na região.  O céu de brigadeiro de Hildon Chaves começa a sentir o peso das nuvens!
 
 
Iule Vargas
 
 
A disputa judicial entre a jornalista Iule Vargas(foto) e a empresa de aplicativo Urbano Norte, finalmente, chegou ao fim. Ela que mesmo com um problema de saúde no joelho, foi proibida de embarcar em um veículo solicitado pela plataforma. A motorista, de empatia zero, simplesmente, disse que não levava ninguém no banco da frente e foi embora. Iule então entrou com um processo contra a empresa e ganhou. Parabéns, Iule, e que sua atitude sirva de exemplo para outras pessoas ao sentirem que são injustiçadas.
 
 
Ibama em greve
 
 
Servidores do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciaram greve em 18 estados brasileiros, na segunda-feira (24/6). Em algumas unidades da federação, como Rio Grande do Sul, Goiás, Tocantins, Goiás e Pará, os funcionários do Ibama já estão de braços cruzados. Nos outros estados, a paralisação começará no dia 1º de julho. As reivindicações são a reestruturação de carreira e aumento salarial. Em Rondônia, o Ibama tem 80 servidores que devem aderir ao movimento a partir do dia 01 de julho. Apenas 30% dos serviços estarão funcionando. Com isso, muitos serviços feitos pelo Instituto, como fiscalização, ficam prejudicados. 
 
 
R$ 17 mil
 
 
Depois da polêmica do aborto que dominou e continua dominando as discussões no país, eis que surge, O vereador paulista Rubinho Nunes (União Brasil) com o Projeto de Lei (PL 0445/2023), determinando multa de até R$ 17 mil para quem doasse alimentos para moradores de rua na capital paulista.  Uma insanidade dessas, felizmente, foi rechaçada pela sociedade. A pressão foi tanta que o vereador retirou o projeto de pauta. Sinceramente, tem gente que deveria estar em qualquer lugar, menos em um legislativo.
 
 
Voltou
 
 
Quem está de volta à Assembleia Legislativa de Rondônia, é o ex-deputado Jesuíno Boabaid. Ele retorna na vaga do deputado estadual Laerte Gomes, que se afasta para tratamento de saúde. Jesuíno já adiantou à coluna que assume no dia 5 de julho e já sabe onde vai focar a atuação da Casa de Leis. “Vou atuar na área da segurança pública e as demandas que nos forem trazidas”, declarou.
 
 
Empresário Sombra
 
 
A Associação Junior Achievement Rondônia, realizou a primeira edição do Projeto ‘Empresário Sombra por um Dia’, no último dia 25, em várias empresas da capital. 18 alunos da Escola Professor Orlando Freire, tiveram a oportunidade de conhecer a rotina de trabalho de profissionais de várias áreas. As empresas que receberam os alunos foram: Sicoob Credisul, Estebanez Martins Advogados, Refrigerantes Dydyo, Remax Imobiliária, LP Arquitetura, TSC Engenharia LTDA e Gráfica Imediata. Parabéns pela iniciativa!
 
 
Seca
 
 
O evento Pré-Seca 2024- Análises e Prognósticos Hidrometeorológico, ocorrido no último dia 26, promovido pelo Censipam, em Porto Velho, foi uma oportunidade de se discutir os cenários de estiagem em nosso estado e na Amazônia. Infelizmente, as previsões são terríveis para este ano. O que já foi difícil no ano passado, tem tudo para ser ainda mais difícil este ano. Muito triste sabermos que tudo isso poderia ter sido evitado se nossa sociedade tivesse um pouco mais de cuidado com essa casa em que vivemos, chamada Terra. O superintendente do Censipam, Câe Moura, esteve no Programa Conexão Rondoniaovivo, conversando com o jornalista Ivan Frazão, sobre o assunto. Assista aqui !
 
 
 
Universidade de São Paulo
 
 
Outra interessante entrevista do Conexão Rondoniaovivo, foi com o médico Luís Aranha, da Universidade de São Paulo, e que comanda o campus da instituição na cidade de Montenegro, no interior de Rondônia. Ele é um dos grandes nomes quando o assunto é malária e doenças tropicais. Veja aqui a conversa
 
 
Fortaleza do Abunã
 
 
Os moradores do distrito de Fortaleza do Abunã, convidam a todos para participarem, neste sábado(29), do 'Arraiá Flor do Caju', a partir das 19h, na praça da  localidade. A celebração vai ter tudo o que tem direito nesse tipo de comemoração, com quadrilhas, comidas típicas e muita alegria. Participem!   
Direito ao esquecimento
Qual pré-candidato à Prefeitura de Machadinho do Oeste tem sua preferência?
Como você avalia a gestão do prefeito Jurandir de Oliveira em Santa Luzia do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS