CRIANÇAS E ADOLESCENTES: Cerca de 70 mil pessoas se reúnem em 400 municípios para dialogar sobre direitos

Entre os meses de março e junho, o UNICEF e 8 organizações parceiras realizaram as últimas atividades que encerram a edição 2021-2024 do Selo UNICEF

CRIANÇAS E ADOLESCENTES: Cerca de 70 mil pessoas se reúnem em 400 municípios para dialogar sobre direitos

Foto: assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Até o dia 30 de junho, mais de mil municípios estarão desenvolvendo o Fórum Comunitário, etapa final do Selo UNICEF edição 2021-2024. Até o momento, pelo menos 400 municípios de 18 estados (do Semiárido e Amazônia) já reuniram mais de 70 mil pessoas, nesta etapa obrigatória que é parte de uma série de políticas e ações que estão sendo desenvolvidas desde o início da atual edição, em 2021, numa agenda liderada por adolescentes, prefeitura e CMDCA. A atividade é parte do Selo UNICEF, que visa fortalecer as políticas municipais de promoção, garantia e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. 
 
Para Debora Nandja, chefe do escritório do UNICEF em Manaus, "a realização do 2º Fórum Comunitário é um momento fundamental na realização do Selo UNICEF. Isso porque é a oportunidade de juntos, Prefeitura, CMDCA e NUCA, apresentarem para os munícipes o que foi feito para promover e garantir os direitos de crianças e adolescentes. É também uma etapa obrigatória do Selo UNICEF e uma forma de criar espaços de diálogo entre a gestão local e seus cidadãos. Mas vai além, ao propor o engajamento e participação ativa de adolescentes na construção de sua história e, com isso, a história de sua cidade."
 
Os Fóruns Comunitários são momentos de planejamento participativo, troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade sobre políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. A sua realização é de caráter obrigatório para a certificação no Selo UNICEF. É no Fórum Comunitário que a comunidade analisa a situação local das crianças e dos adolescentes, define ações pela garantia dos direitos da infância e adolescência e monitora e avalia o impacto de projetos, programas e políticas sociais voltadas à melhoria das condições de vida da população de zero a 18 anos incompletos. Os Fóruns devem ser coordenados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, em articulação com os adolescentes participantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). 
 
“Os fóruns comunitários são espaços em que a comunidade pode ativamente participar das decisões que impactam os direitos de meninas e meninos. O primeiro fórum, em 2021, foi para planejar, e agora é hora de prestar contas à população local”, explica Graça Lima, coordenadora de Projetos da Asserte, parceira do UNICEF na Paraíba.
 
“O momento é decisivo para consolidar o trabalho realizado pelas gestões municipais na entrega de políticas, programas, projetos e serviços de qualidade que garantem uma vida melhor para cada criança e adolescente e, como consequência, para toda a sociedade”, disse Verônica Bezerra, chefe interina do escritório do UNICEF em Recife.
 
Selo UNICEF
 
O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF de forma espontânea, os gestores assumem o compromisso de manter uma agenda direcionada à infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. 
 
Os Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCAs) são grupos formados por meninas, menines e meninos, de 12 a 18 anos, moradores de cidades que participam do Selo UNICEF. 
 
A criação desses espaços faz parte das atividades recomendadas pelo UNICEF às gestões municipais como mais uma possibilidade para estimular e garantir a representatividade e participação de adolescentes na vida comunitária – um direito já previsto na legislação, a exemplo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
 
O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A atual edição (2021-2024) conta com a participação de 2.023 municípios de 18 estados, onde vivem mais de 17 milhões de crianças e adolescentes. Alcançar essas meninas e esses meninos e mobilizar esses gestores públicos só é possível graças ao apoio de milhares de doadores individuais que acreditam no mandato do UNICEF e de parceiros como B3 Social, Grupo Profarma, Instituto Claro, Itaú Social, Drogasil (RD Saúde), Vale e Fundação Vale.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS