ALERTA: Navegação no rio Madeira pode parar após determinação da Marinha do Brasil

Sindicato não concorda com prazo dado para regularização de embarcações

ALERTA: Navegação no rio Madeira pode parar após determinação da Marinha do Brasil

Foto: Ilustrativa/LeandroMorais

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Amazonas – SINDARMA, anunciou que pretende acionar na Justiça a Capitania dos Portos da Marinha do Brasil em Porto Velho após uma determinação do órgão militar que, de acordo com o sindicato, pode paralisar o transporte de cargas e passageiros entre Rondônia e Amazonas pela Hidrovia do Madeira. 
 
Nas últimas semanas, o capitão dos Portos Matheus de Athaides Firmino publicou dois editais suspendendo por 90 dias o andamento de qualquer documento, ou ato administrativo, das embarcações que tiverem débitos com a instituição naval.
 
Esses editais irão impedir o tráfego de aproximadamente 400 embarcações, apenas do estado do Amazonas, que ficam impossibilitadas de atualizar a documentação, emitir segundas vias, renovar licenças ou realizar qualquer outro trâmite.
 
Além do transporte de passageiros, também serão afetadas as embarcações que transportam combustíveis, grãos, entre outras cargas de extrema importância à economia de ambos os estados. 
 
Ainda de acordo com o SINDARMA, a região amazônica já começa a enfrentar um severo período de seca, fato que prejudica ainda mais o setor. 
 
“O sindicato lamenta a decisão da Capitania de Porto Velho, que vai de encontro a conduta da Marinha do Brasil de facilitar, e não prejudicar ou dificultar, a navegação interior especialmente no período de seca”, afirmou o SINDARMA em nota. 
 
Os editais publicado pela Marinha do Brasil seguem valendo. Na tarde desta segunda-feira (24), a assessoria do 9 Distrito Naval da Marinha emitiu nota de esclarecimento reafirmando a legalidade dos atos. Veja a Nota na íntegra: 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS