Cacoal Selva Park, Café Nério Speciality Robusta e outros empreendimentos de sucesso são exemplos de negócios bem sucedidos
Cacoal Selva Park é um dos empreendimentos sustentáveis de Biachini / Foto: CacoalCast
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O empreendedor nato é aquele que sabe identificar oportunidades e transformar ideias em negócios lucrativos e sustentáveis. Quem nasce com esse perfil torna-se pessoa criativa, inovadora e arrojada que estabelece projetos próprios abrangentes e de sucesso em qualquer segmento empresarial. O empresário Nério Bianchicni é um dos migrantes que veio para Rondônia em busca de uma vida melhor e constituiu negócios impressionantes para a região. A partir de seu olhar diferenciado, o que para muitas era problema ele viu oportunidade para gerar planos de negócios.
“Eu reconheço que Deus me deu o espirito de empreendedorismo, e procuro fazer tudo com sustentabilidade. As pessoas moram no paraíso, não sabem, não reconhecem e não conhecem enxergar os valores do meio ambiente”, afirmou o empresário Nério Bianchini durante entrevista exclusiva ao jornal eletrônico Rondoniaovivo. Pai de sete filhos, Bianchini que sempre pensa na sustentabilidade dos negócios ensinou seus descentes a ter visão empreendedora e participar dos negócios.
Cacoal Selva Park
Uma de suas sete atividades de negócios é o turismo de hotelaria e lazer com o Cacoal Selva Park. O ecológico resort com moderno parque aquático e diversas opções de lazer num mesmo lugar atrai a média de 10 mil visitantes por mês. Localizado na linha E, do setor rural Prosperidade, em Cacoal, o empreendimento é um belo cartão postal que atrai quem busca momentos de convivência com a natureza. Os principais visitantes vêm de Rondônia, Mato Grosso, Acre, e Bolívia mas o local já é conhecido por pessoas de diversos estados e nacionalidades.
O Cacoal Selva Park é um grande divulgador das belezas naturais de Rondônia e também o maior complexo de lazer em harmonia com a natureza. Em área preservada da Amazônia, o local proporciona aos visitantes, atrativos como a piscina de ondas, trilhas, pedalinhos e hospedagem confortável e segura. A conservação do espaço natural proporcionou a volta de pássaros raros e de animais silvestres que buscam refúgio e sobrevivência na vasta área verde. “É preciso ter empatia com a natureza e com as pessoas pra ser feliz”, ressalta o empreendedor.
Café de qualidade
Num momento em que os produtores rurais tinham abanado suas lavouras de café porque a espécie canilon – mais adequada para o cultivo na região – perdia valor de mercado, a visão empreendedora de Nério Bianchini mostrou que era hora de buscar qualidade com maior produtividade por espaço plantado. Foi um dos primeiros a acreditar na espécie robusta amazônico resultado de vasta pesquisa que agrega sabor, aroma, qualidade e robustez no cultivo. “Cacoal é conhecida como a capital do café e não me conforme i em ver os cafezais desaparecer. Procurei alternativas e encontrei no robusta amazônico um café com padrão internacional e passei a cultivar”, afimou.
Preocupado com a sustentabilidade e qualidade do negócio, o empreendedor constituiu toda a cadeia de negócio dentro da propriedade. O Café Nério Speciality Robusta exportado para vários países europeus tem o ciclo completo dentro da unidade, do plantio à colheita, da secagem por estufas a fermentação em laboratório, tudo para manter o padrão de aroma, sabor e robustez que o produto necessita para agradar o paladar mundial.
O empresário fala com entusiasmo e mostra fotos das plantas carregadas de frutos, demonstrando a enorme quantidade de grãos de café produzidos por cada exemplar plantado. Com a mudança de espécie a produção que era de 50 sacos por hectares passou para mais de 150 sacas por hectare, além de agregar valor com a qualidade final do produto processado pelo próprio empreendimento e seguindo direto para exportação. A precocidade é outro fator elogiada pelo empreendedor, uma vez que, em dois anos as plantas á atingem alto volume de produção de frutos.
Outros negócios
A Madeireira Catarinense onde tudo começou opera com o mesmo CNPJ desde o início e produz em sua linha industrial produtos madeireiros certificados. “A preocupação com a sustentabilidade é um fator presente em todos os negócios. Entendemos que se acabar a matéria prima não teremos como dar continuidade, assim, as madeiras utilizadas são de áreas de manejo florestal sustentável com toda a legalização exigida”, destacou Nério.
A família também tem negócio no ramo de pinturas e suprimentos com mais de 80 produtos, inclusive a argamassa Argaforte com grande aceitação no mercado regional de construção civil. Uma indústria de iogurte tem todo o ciclo produtivo do leite a entrega do produto pronto, tudo produzido e controlado pela família para manter o padrão qualidade padrão.
Nério Bianchini fala que o profissionalismo é primordial para que um negócio dê certo. “Para isso trabalhamos com sustentabilidade e cuidado saudável da economia de cada empresa, mantendo um ciclo de respeito com o meio ambiente, com os fornecedores, clientes e com os trabalhadores. Ninguém precisa ser explorado para um negócio dê certo”, finalizou.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!