CUIDADOS: No mês das Festas Juninas, Energisa orienta sobre segurança com a rede elétrica

CUIDADOS: No mês das Festas Juninas, Energisa orienta sobre segurança com a rede elétrica

Foto: assessoria

Com a chegada do mês de junho, as tradicionais festas juninas tomam conta de muitas cidades de Rondônia, prolongando-se até julho. Para que as celebrações ocorram de forma segura, é essencial ter uma atenção redobrada com as questões relacionadas à rede elétrica.
 
Para quem está planejando arraial em casa, é importante observar algumas recomendações na preparação do ambiente. Evite adaptações, conectar mais de um aparelho com em uma única tomada com utilização de "T" ou "benjamins". Verifique o estado de conservação dos fios e, se for necessário utilizar mais de um equipamento na tomada, prefira os filtros de linha.
 
Na hora de decorar a casa, nunca utilize bocais de lâmpadas como suporte para enfeites, como balões e bandeirinhas. Além do risco de choques elétricos, essa prática pode provocar incêndios. A Energisa ressalta a importância de não manusear aparelhos de som, freezers ou geladeiras conectadas à tomada com as mãos ou o corpo molhado.
 
“Uma prática comum e perigosa é utilizar estruturas da rede elétrica, como postes e fiação, para enfeitar ruas e praças com bandeirolas e balões. O risco de choque é alto e a população nunca deve usar as instalações da Distribuidora. Mesmo mantendo distância dos cabos de energia, deve-se dar preferência a adereços de materiais não metálicos, para evitar a condução de energia em eventual contato com a rede”, explica Caio Ramos, coordenador de Segurança da Energisa em Rondônia. 
 
Outra dica é nunca soltar balões. Ao atingir o sistema elétrico, os balões podem provocar graves acidentes e causar queimadas, que, se ocorrerem próximas a linhas de transmissão, podem interromper o fornecimento de energia para muitos consumidores.
 
Além dos cuidados para quem vai aproveitar os festejos juninos, Caio Ramos alerta sobre os perigos das ligações clandestinas junto à rede elétrica externa para iluminar temporariamente uma área para o arraial. “Além de ser um crime, oferece alto risco de acidente, que pode ser fatal. Somente a Energisa pode executar ligações provisórias de energia. Qualquer instalação elétrica deve ser realizada por um profissional especializado”, enfatiza o coordenador. Para solicitar uma ligação provisória, basta o cliente entrar em contato com os canais de atendimento da concessionária e com bastante antecedência.
 
Confira abaixo algumas orientações do coordenador para esse período festivo:
 
- Use apenas produtos com garantia e que apresentem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que comprovam a qualidade de produtos como lâmpadas e tomadas.
 
- Tenha cuidado ao manusear vergalhões de ferro, arames, escadas, réguas de alumínio e outros materiais metálicos que, ao se aproximarem ou entrarem em contato com a rede elétrica, podem provocar graves acidentes.
 
- Nunca pendure as tradicionais bandeirinhas coloridas em postes, bocais de lâmpadas ou cabos.
 
- Nunca coloque enfeites que contenham fios ou cabos metálicos em sua confecção próximo da rede elétrica.
 
- Nunca faça ligações clandestinas ou gambiarras para fornecer energia para a comemoração da festa.
 
- Não utilize "T" e dê preferência às réguas de energia.
 
-  Recomenda-se utilizar os serviços de um profissional capacitado para observar todos os cuidados com a rede de iluminação e alimentação (tomadas).
 
 
Em caso de falta de energia ou outra emergência com a rede elétrica durante a comemoração, entre em contato com os canais de atendimento da Energisa:
 
 
Site oficial: www.energisa.com.br
 
 
App Energisa On, disponível para iOS e Android
 
Call Center: 0800 647 0120
Direito ao esquecimento
Qual pré-candidato à Prefeitura de Ji-Paraná tem sua preferência?
Como você avalia a gestão do prefeito Cornelio em São Miguel do Guaporé?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS