SEMANA DO MEIO AMBIENTE: Ecoparque PVH se consolida como referência em práticas sustentáveis

Com todas as certificações ambientais necessárias, o complexo adota tecnologias de ponta para proteger o meio ambiente

SEMANA DO MEIO AMBIENTE: Ecoparque PVH se consolida como referência em práticas sustentáveis

Foto: Assessoria

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Ecoparque Porto Velho celebra sete meses de operação, consolidando-se como exemplo regional de sustentabilidade e impacto positivo na saúde pública. Operando em sua totalidade desde novembro de 2023, o Ecoparque substituiu o antigo lixão municipal e segue rigorosamente as diretrizes do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, desempenhando um papel essencial na gestão ambiental de Porto Velho, garantindo o descarte adequado dos resíduos sólidos de toda região metropolitana.
 
Com todas as certificações ambientais necessárias, o complexo adota tecnologias de ponta para proteger o meio ambiente. Os resíduos são depositados em cápsulas protetoras, evitando a contaminação do solo e dos lençóis freáticos. O empreendimento possui uma área de 120 hectares e possui uma reserva legal de mais de 50 hectares, a vida útil do empreendimento é de 40 anos. A empresa também  firmou compromisso com órgãos de controle que após o seu encerramento,  caberá à companhia fazer o monitoramento e acompanhamento  da área por mais 20 anos. 
 
Os benefícios do empreendimento, operado em parceria pelo Grupo Orizon e a Ecofort Engenharia Ambiental, subsidiária do grupo Amazon Fort, para a saúde pública, são substanciais. Desde sua inauguração, o Ecoparque já demonstra avanços significativos, a implementação reduziu os riscos de contaminação ambiental, melhorando a qualidade do ar e da água na região. Isso reflete diretamente na saúde de todos, reduzindo a incidência d e doenças associadas à poluição e proporcionando um ambiente mais seguro e saudável.
 
 
Inovação
 
A inovação vai além da simples gestão de resíduos, a instalação ainda poderá transformar gás metano, gerado a partir dos resíduos, em energia renovável, contribuindo para a matriz energética sustentável do Brasil. Além disso, a  unidade vai  gerar créditos de carbono, atendendo às exigências globais. Um dos aspectos mais eficientes do Ecoparque é o tratamento avançado do chorume, líquido resultan te da decomposição dos resíduos. Através de processos rigorosos, o chorume é transformado em água de reuso, demonstrando como a tecnologia pode converter um subproduto poluente em um recurso valioso.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Aldo Júlio em Rolim de Moura?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Ariquemes tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS