Estão abertas as inscrições para o Programa de Formação Empreendedora, destinado prioritariamente a mulheres artesãs residentes nos bairros Orgulho do Madeira, Jardim Santana, Mariana, Rosalina de Carvalho e JK, em Porto Velho. Ao todo, são oferecidas 88 vagas para essas regiões da cidade.
Durante cinco meses, mulheres artesãs dessas comunidades participarão de uma jornada de aprendizado focada em transformar suas habilidades artesanais em uma fonte sustentável de renda. O projeto inclui transmissões ao vivo, todas com intérprete de libras, abordando temas como gestão de negócios, design de produtos e estratégias de marketing digital para artesanato.
As aulas serão totalmente online e gratuitas, permitindo que as participantes tenham acesso ao conteúdo de qualquer lugar. A iniciativa é realizada pelo Governo Federal, através do Ministério da Cultura, com o apoio dos institutos Energisa e Asta, e conta com o patrocínio do Grupo Energisa e BRK Ambiental.
O presidente da Energisa Rondônia, André Theobald, falou sobre o projeto: "Estamos muito entusiasmados em apoiar o Programa de Formação Empreendedora, que proporcionará às mulheres artesãs de Porto Velho uma oportunidade única de transformar suas habilidades em negócios sustentáveis. Este projeto não apenas fortalece a economia local, mas também empodera essas mulheres, oferecendo conhecimento e ferramentas essenciais para que prosperem em suas atividades artesanais. Nosso compromisso com o desenvolvimento das comunidades onde atuamos se reflete em iniciativas como essa, que visam criar um impacto positivo duradouro."