Um espanhol de origem humilde que se tornou um magnata de salas de cinema e centros comerciais em toda a Bolívia, esse é Jordi Chaparro, presidente de um conglomerado empresarial internacional que pode se tornar campeão rondoniense de futebol com o time do Barcelona, nesta próxima quarta-feira (3).
A curiosa história de como um milionário empresário espanhol acabou se tornando investidor em um clube da série A do campeonato rondoniense começa quando Chaparro voltou seus olhos para o promissor mercado da vizinha nação boliviana.
Chaparro foi o primeiro empresário a construir salas de cinema multiplex na Bolívia, se tornando um grande sucesso empresarial no país, levando a construção de centros comerciais, trazendo franquias e investimentos.
Já consolidado como presidente do grupo empresarial espanhol Grentidem S.A, Chaparro decidiu investir no futebol de base boliviano criando a Fundação Gol Bolívia, que trazia o ousado projeto “Bolívia 2022”, visando a criação de atletas de alto nível para o futebol mundial.
Em outubro de 2023 veio à Porto Velho (RO) para uma reunião na sede da Federação de Futebol, mesmo ano em que o projeto que ele coordena na Bolívia comprou a equipe do Barcelona, sediada na cidade de Vilhena, região Sul do Estado.
Com um projeto ambicioso, o Barcelona mudou viajou mais de 600 quilômetros para ter o município de Porto Velho como sua base, sob muita desconfiança iniciou os trabalhos para a primeira divisão do Rondoniense 2024 e surpreendeu até os mais incrédulos.
Realizando uma campanha sólida, o Barcelona desbancou clubes tradicionais e chegou à final, garantindo vaga na Copa do Brasil em 2025.
Porém, o desafio do Barcelona não é fácil, terá de vencer o Porto Velho, atual campeão e vice-líder do Brasileirão Série D, após perder no primeiro jogo da final. A segunda partida acontece nesta quarta-feira (5) às 15h no estádio Aluízio Ferreira.