PGE: Perfil do novo Procurador Geral de RO aponta para maior cientificidade

PGE: Perfil do novo Procurador Geral de RO aponta para maior cientificidade

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Thiago Alencar Alves Pereira, o novo procurador geral do Estado de Rondônia, nomeado nessa sexta-feira, 23 de maio, revela, em sua produção científica um perfil de quem tenha afinidade com o pensamento jurídico isento e equilibrado. Pelo menos é o que se depreende do artigo científico “O extremismo ideológico e o apolitismo: a depressão democrática no estado contemporâneo”, que ele assina em parceria com o também procurador do Estado Maxwel Mota de Andrade.
 
No artigo científico, Thiago e Maxwel estudam a relação atual entre ‘sociedade’ e ‘representantes do povo’, a partir da percepção da apatia social com a classe política, o que, segundo os autores, denota certa depressão democrática e configura um risco ao Estado Constitucional de Direito, pelo menos como ele é idealizado na contemporaneidade.
 
Centrando o raciocínio no estudo sobre qual é o papel do povo no Estado e qual é a função dos representantes do poder em face do movimento democrático contemporâneo, os autores se utilizam dos conceitos pré-existentes de Estado, Poder e democracia e concluem que existe o desinteresse social pela política em decorrência de que os representantes do povo se distanciam da ética e da moral, tendo em vista que os discursos e promessas políticas não se convalidam quando chegam ao Poder.
 
O artigo científico conclui que parte da sociedade passou a se distanciar do debate por entender que não é válido conversar sobre o bem coletivo. Dessa forma, criaram-se extremidades e isolamentos ideológicos, fazendo com que a saudável dialética se deteriorasse em uma retórica espúria. A democracia, segundo os autores, deixa então de se evidenciar como o governo do povo para ser o governo de corporações de interesses próprios; e os debates se esfacelam na medida em que as decisões sobre o rumo político “já está tomada em escaninhos distantes dos olhos coletivos”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS