Carlos Guerra Júnior fez conferência de abertura na Jornada Científica em Língua Portuguesa da Aix-Marseille Université
Foto: Divulgação/UNIR
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O professor Carlos Guerra Júnior, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), realizou uma palestra na Aix-Marseille Université, a maior universidade da França em número de alunos.
Ele foi o responsável pela conferência de abertura da Jornada Científica em Língua Portuguesa, onde discutiu o tema "Rap como território dos estudos comparados".
O evento teve como objetivo promover a língua portuguesa como ferramenta de pesquisa científica, destacando seu potencial para estudos comparados em diferentes países.
Na mesa de abertura, o professor Guerra Júnior esteve ao lado da professora Adriana Florent, coordenadora da licenciatura em língua portuguesa na Aix-Marseille Université, e da professora Marcela Santana, líder da Cátedra Camões Patrimônios na Universidade de Coimbra, em Portugal.
Os três pesquisadores apresentaram como utilizam o português para estudar o Brasil e os países africanos de língua oficial portuguesa, como Cabo Verde, Angola e Moçambique, em diversas áreas.
O professor Guerra Júnior focou na perspectiva do rap, enquanto Adriana Florent discutiu estudos comparativos em literatura, e Marcela Santana abordou a comparação através da arquitetura.
Além de acadêmico, o professor Guerra Júnior também é rapper e realizou uma apresentação artística, demonstrando como o conhecimento acadêmico pode ser difundido por meio da arte, especificamente nas letras de rap.
O professor continuará participando de eventos na Europa nas próximas semanas, incluindo reuniões de pesquisa sobre publicações científicas e fortalecimento dos laços entre a UNIR e a Aix-Marseille Université.
Depois disso, ele seguirá para a Irlanda para participar do "Droppin Science", um evento interdisciplinar sobre cultura hip hop, promovido pela University College Cork, que ocorrerá de 23 a 26 de maio.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!