Na tabela, estado está à frente de Roraima (27°), Acre (26°), Tocantins (25°) e Piauí (24°)
Foto: Reprodução da internet
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Dados do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Política (CLP), uma organização sem fins lucrativos que atua no Brasil há 14 anos, destacam um indicador interessante sobre os estados com maior número de alunos que recebem bolsas de mestrado e doutorado.
Este indicador considera o total de estudantes e a proporção de pós-graduandos beneficiados pelas bolsas do CNPq, CAPES ou FAPs estaduais, com base em dados de 2021.
No ranking, Rondônia ocupa a 23ª posição, à frente de Roraima (27ª), Acre (26ª), Tocantins (25ª) e Piauí (24ª).
A disponibilização de bolsas de mestrado e doutorado promove a formação de profissionais altamente qualificados, incentivando a pesquisa, a inovação e o avanço do conhecimento, o que pode impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região.
Pablo Oliveira, natural de Porto Velho, é um dos beneficiários de uma bolsa de mestrado em uma universidade pública em Minas Gerais.
Graduado em Letras Inglês, ele destaca a importância de o governo priorizar as bolsas para promover o conhecimento, a inovação e o desenvolvimento de profissionais qualificados.
“Essas oportunidades permitem a formação de especialistas em várias áreas, incentivam a pesquisa científica e tecnológica, e contribuem para o progresso socioeconômico do país. Além disso, a formação de mestres e doutores fortalece a capacidade competitiva das instituições de ensino e pesquisa, impulsionando a produção de conhecimento e a criação de soluções para desafios locais e globais”,comentou ele.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!