Com o objetivo de conscientizar os militares sobre a responsabilidade de cada um no trânsito, enfatizando a importância de usar o cinto de segurança em qualquer trajeto e veículo. O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) realizou palestra para a 17ª Brigada de Infantaria de Selva na quarta-feira (15).
Segundo o diretor-geral do Detran-RO, Leo Moraes, o objetivo é a educação de trânsito a todos, não importa onde estejam, “pois somente assim conseguiremos alcançar mudanças de comportamento nas pessoas que transitam pelas vias”, ressaltou.
PALESTRA
O servidor da Eptran, Márcio Secundo, orientou sobre a utilização dos itens de segurança e reforçou a importância do cumprimento das leis de trânsito. Também abordou os quatro pilares do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que são: o uso de capacete motociclístico, controle do excesso de velocidade, proibição de álcool ao volante e a importância de atitudes corretas no trânsito.
Os participantes concorreram e ganharam brindes sorteados pelo Detran-RO
Representando o comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, major Rafael Souza Tomazini ressaltou a relevância da parceria com o Detran-RO. “Fizemos essa palestra para conscientizar os militares sobre a prevenção de acidentes no trânsito, como parte da campanha do Maio Amarelo”, pontuou.
De acordo com o representante do comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, major Tomazini, a atividade reforçou a importância do tema e incentivou os integrantes da Brigada a se tornarem multiplicadores da conscientização sobre a segurança no trânsito. “Diante dos altos índices de acidentes de trânsito no Brasil, tais ações são essenciais para aumentar a conscientização e promover a segurança viária”, destacou.
A palestra contou com a participação do coordenador-geral do projeto “Soldado Cidadão”, capitão Wan-Burk, e Dalva Andrade Wan-Burk, que apoiou a coordenação da palestra. Sheila Ximenes e Sidnei Costa estiveram à frente da coordenação da ação Maio Amarelo.
Ao final do evento foi realizado um sorteio, no qual, foram distribuídos uma bicicleta e dois capacetes aos participantes. A iniciativa buscou não apenas educar, mas engajar e motivar os militares na adesão à práticas seguras no trânsito.