O lifting de mama, como é conhecida também a mastopexia, é indicado, por exemplo, na flacidez do tecido mamário e redução do volume, segundo o cirurgião plástico Marcelo Almeida
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com a perda de volume e flacidez no tecido mamário, provocada pela idade, Claudia Ribeiro, 60 anos, decidiu se submeter a mastopexia sem prótese. “Foi a melhor decisão que tomei, pois meus seios voltaram a ficar harmoniosos, elevando a minha autoestima, porém sem necessidade de colocar prótese. Antes não me sentia à vontade em usar certos tipos de roupas”, declarou.
A exemplo de Claudia, tem aumentado o número de mulheres que optam por esse procedimento, segundo afirmou o médico cirurgião plástico Marcelo Almeida, de Porto Velho, RO. De acordo com ele, a mastopexia, chamada também de lifting, é usada para remodelar o seio, levantando e dando sustentação ao tecido mamário. “Por não usar a prótese, a mama fica com a aparência natural”, esclareceu o médico.
Indicação
Ele explica que a mastopexia é indicada para aquelas pessoas que se incomodam com o volume dos seios, está com flacidez do tecido mamário provocado pela idade, pela alteração de peso, pela gravidez, amamentação ou com a mama caída. “É um procedimento simples em que, dependendo da técnica utilizada, a paciente pode voltar a trabalhar dentro de 48 a 72 horas.
Médico Marcelo Almeida
Uso de técnicas modernas
Marcelo Almeida pontuou que esse efeito natural, em que a mama fica com um aspecto agradável e bonito se deve a atualização das técnicas usadas nos procedimentos, assim como a inovação da tecnologia, fato esse que não existia a alguns atrás.
Ele cita como exemplo dessas técnicas modernas a alça muscular, o sutiã interno, o vaser mamário e a mama hibrida.
Incômodo
“Optei pela mastopexia por causa do volume dos meus seios. Eles são muito grandes e depois da gestação ficarem maiores e flácidos”, relatou a enfermeira Obstetra Camila Bulhosa.
Ela diz que o tamanho da mama sempre a incomodou, “porém antes da gravidez eu conseguia usar blusas mais decotadas sem ficar muito volumoso e vulgar, o que não aconteceu após o nascimento da minha criança”.
A enfermeira Camilia fará a cirurgia para reduzir a mama e tirar a flacidez
A decisão de não usar prótese de silicone foi acordado com o médico Marcelo Almeida, que fará a sua cirurgia. “Optamos por não colocar prótese porque tenho a pele flácida e a mama caída, então o médico explicou que se usasse a prótese poderia, com o tempo, voltar a cair novamente devido ao peso. Estou feliz em fazer o procedimento, pois estou segura de que ficará bem natural".
Autoestima
“Após o procedimento estou com a autoestima lá em cima em virtude de ter condições de usar as roupas que antes ficam inadequadas em meu corpo devido aos meus seios serem muito grandes e flácidos”. A afirmação é de Val Oliveira Félix, enfermeira e técnica em Radiologia.
Val: autoestima elevada com o resultado do procedimento
Ela disse que aproveitou que iria se submeter a uma cirurgia de retirada de um nódulo no seio e já aproveitou para fazer a mastopexia. Val declarou que não tem receio de que a mama volte a ficar flácida porque o procedimento foi bem feito e sua pele, segundo explicou o Dr. Marcelo Almeida, tem uma textura muito boa. “O próprio médico falou que não havia necessidade de colocar silicone”, pontuou.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!