Na próxima sexta-feira (10), o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) estará em ação, juntamente com a Escola Pública de Trânsito (EPTran), para realizar o tão aguardado Dia do Amarelaço. Este evento, enraizado no Movimento Maio Amarelo, busca incitar a consciência coletiva sobre a premente necessidade de segurança nas vias.
Às 7h30, na escadaria do Edifício Rio Pacaás, localizado no complexo do Palácio Rio Madeira, o cenário estará repleto de figuras proeminentes, desde autoridades até os integrantes do Batalhão da Polícia Militar de Trânsito (BPtran), Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT), Corpo de Bombeiros (CBM), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Esta mobilização, entretanto, não se limita às escadarias do Palácio Rio Madeira. Os órgãos públicos ao seu redor também serão envolvidos, convidados a participar, adornados de amarelo ou com o emblemático laço amarelo, símbolo inconfundível deste movimento que salva vidas.
Em sua essência, o Dia do Amarelaço aspira a despertar a sociedade para os perigos que permeiam nossas estradas e a clamar por um comportamento mais responsável de cada um no trânsito. Durante este evento, um toque de sirene ecoará por 1 minuto, reverberando o alarmante número de sinistros e mortes que assolam nossas vias.
Ademais, uma exposição de viaturas dos parceiros do Detran-RO, tais como BPtran, DTFAT, Corpo de Bombeiros, Samu, PM e PRF, estará à disposição para oferecer um vislumbre do trabalho incansável realizado em prol da segurança de todos os cidadãos.