MOBILIZAÇÃO: Greve das Universidades e Institutos Federais deve se intensificar

Greve pressiona, mas governo mantém 0% de reajuste em 2024 e não apresenta reestruturação da carreira nas rodadas de negociações

MOBILIZAÇÃO: Greve das Universidades e Institutos Federais deve se intensificar

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O governo insistiu nos 0% de reajuste para docentes do Magistério Federal em 2024. Como contrapartida, prometeu reajuste de 9% apenas em 2025 e 3,5% para 2026. Segundo a avaliação do ANDES – Sindicato Nacional dos Docentes, “a proposta avança com timidez sobre aspectos da carreira docente, especificamente no que diz respeito a progressões e promoções”. Esta semana será marcada por avaliações e assembleias das seções sindicais para avaliar o que foi discutido nas mesas de negociação.
 
Na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), as categorias de docentes e técnicos administrativos, representados respectivamente, pela ADUNIR e SINTUNIR convocaram assembleias gerais para discutir e deliberar sobre o que foi posto à mesa. “É muito pouco. O governo federal não apresentou nenhuma proposta que agradasse os grevistas. Fez alguns acenos, mas sem garantias concretas. Por conta disso, acredito que a decisão da categoria será por manter e intensificar a nossa mobilização”, destacou a professora Marilsa Miranda de Souza, presidente da ADUNIR e membro da Direção Regional do ANDES. A ADUNIR e o SINTUNIR convocaram suas categorias para assembleia geral na próxima quarta-feira, 24 de abril, no campus da UNIR em Porto Velho.
 
 
ATIVIDADES E MOBILIZAÇÕES SE INTENSIFICAM NA CAPITAL E NOS CAMPI
 
A Greve na UNIR conta com um Comando Unificado de Greve que reúne professores, técnicos e estudantes, com o objetivo de fortalecer as ações. A mobilização conjunta tem aumentado a adesão à greve. A ADUNIR, SINTUNIR e o DCE/UNIR têm realizado mobilizações nas unidades da UNIR no interior, com plenárias realizadas nos campi de Guajará-Mirim, Ariquemes, Ji-Paraná e Rolim de Moura.
 
Em Porto Velho, além do ato público unificado com os servidores do IFRO na última quarta-feira, 17 de abril, um conjunto de debates e atividades tem reunido a comunidade acadêmica. Segundo um técnico administrativo que integra o comando de greve, o objetivo das atividades “É fortalecer a greve neste momento, mobilizando mais adesões. Mas a greve também é instrumento de formação e debate. Daí que ao longo das semanas temos buscado abordar uma diversidade de atividades sobre temas importantes para a comunidade acadêmica, como por exemplo a evasão escolar, os 60 anos do golpe de 1964 e o chamado ‘Novo Ensino Médio’ (NEM)”.
 
O DCE/UNIR também tem realizado atividades como cine-debate, plenárias, intervenções artísticas, culturais e recreativas no campus. “Convidamos os estudantes a virem para o campus para se integrar às atividades que estamos realizando, como forma de se somar à greve que também é estudantil”, enfatizou um estudante de geografia. As atividades da greve, programações e atualizações podem ser encontradas na página da ADUNIR na web (https://adunir.com.br/) e nas redes sociais da ADUNIR, SINTUNIR e DCE.

Galeria de Fotos da Notícia

MOBILIZAÇÃO: Greve das Universidades e Institutos Federais deve se intensificar

MOBILIZAÇÃO: Greve das Universidades e Institutos Federais deve se intensificar

MOBILIZAÇÃO: Greve das Universidades e Institutos Federais deve se intensificar

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS