Conheça Kamilla Cardoso, a brasileira TOP 3 no Draft da WNBA

Conheça Kamilla Cardoso, a brasileira TOP 3 no Draft da WNBA

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A brasileira Kamilla Cardoso marcou história ao fazer parte do Draft da WNBA, a famosa liga feminina de basquete americano. Com apenas 22 anos, a pivô se destacou na liga universitária americana ao defender o South Carolina e ser uma das protagonistas do time que venceu o torneio da NCAA de 2024. Seus feitos levaram ela a ser ao TOP 3 do Draft da liga mais disputada do mundo, algo que nenhum brasileiro tinha alcançado antes. 

Brasileira consegue vaga no Chicago Sky após brilhar no basquete universitário

Kamilla Cardoso, pode não ser muito conhecida no Brasil, entretanto nos Estados Unidos ela é um real sucesso. A atleta de 22 anos com 2,01m de altura ficou muito conhecida por ser uma pivô que brilhou no South Carolina Gamecocks, um dos times de maior renome entre os da liga universitária que é muito forte nos Estados Unidos. 

Ela foi imprescindível na campanha invicta que o time fez até ser campeã, superando na final o Iowa Hawkeyes, time que havia eliminado o South Carolina na temporada anterior. Na final contra o time de Iowa, Kamilla mostrou que é jogadora que não amarela, na vitória por 87 a 75 a pivô fez um duplo-duplo, marcando 15 pontos e 17 rebotes. Foram uma sequência de 33 vitórias, sua performance também foi muito boa durante a última temporada com uma média de 14.3 pontos e 9.5 rebotes.

Além de ser elogiada pela estrela Magic Johnson, ela também foi agora a 3ª escolha no Draft da WNBA em 2024, agora ela fará parte do Chicago Sky, um dos melhores times da liga feminina de basquete dos Estados Unidos. O Draft é um evento anual onde as jogadoras inscritas concorrem a vagas nos 12 times da liga, com as melhores jogadoras ranqueadas sendo escolhidos primeiramente pelos melhores times da WNBAe assim por diante. 

Técnica do Chicago Bulls compara Kamilla a outras lendas brasileiras

O feito de Kamilla Cardoso foi incrível porque nenhuma brasileira ou brasileiro conseguiu chegar entre os 3 mais almejados pelos times da grande liga de basquete. O mais perto desta marca foi Stephanie Soares que chegou em 4º lugar do draft da WNBA em 2023. Além delas, existe mais uma brasileira na liga, Damiris Dantas do Indiana Fever, que quando entrou na WNBA em 2012 foi a 12ª escolha no Draft. 

 

Inclusive a sua nova técnica, Teresa Weatherspoon até salientou ter mais uma das grandes lendas brasileira do basquete em sua equipe, a comprando com lendas como Magic Paula, Janeth e Hortência, leia o que ela disse sobre Kamilla: 

 

“Vou te dizer algo e quero ter certeza que escreva isso. Eu tive a chance de jogar contra algumas ótimas jogadoras brasileiras. E eu nunca vou esquecer isso. A Hortência, Magic Paula, Janeth Arcain... Então, diga a elas que mandei um 'oi' e que tenho uma delas (Kamilla Cardoso) e vou cuidar muito bem”, disse a técnica do Chicago Sky.

Kamilla Cardoso trilhou carreira de sucesso nos Estados Unidos desde cedo

Para chegar ao topo da WNBA, a brasileira foi cedo para os Estados Unidos, aos 15 anos ela saiu de Montes Claros-MG e foi em busca do seu sonho nos Estados Unidos. Chegando lá, ela integrou o time da Hamilton Heights Christian Academy, na cidade de Chattanooga no estado do Tennessee. 

 

Este foi o lugar onde ela concluiu os estudos antes de ir para a universidade. Mesmo não sendo uma escola com tradição no basquete, ela fez excelentes médias de pontos no time, que levaram a sua vaga no Syracuse Orange, onde ela começou a ser destaque. Não demorou muito para o time South Carolina querer fechar acordo com ela, fato que aconteceu em 2020. 

 

Mesmo não tendo o mesmo estrelismo e tempo em quadra que tinha no Syracuse, ela construiu seu nome no time aos poucos, inclusive ela foi campeã pela 1ª vez em 2020 sendo reserva e quando foi promovida a titular pela técnica Dawn Staley fez jus a vaga no time. Ela pode ter ganhado vários prêmios em sua carreira, mas o bicampeonato deste anosendo uma das figuras principais do time foi o que mostrou realmente o seu valor. 

 

E este sucesso não fica somente em solo americano, Kamilla Cardoso também já vestiu a camisa da seleção brasileira sendo campeã do Sul-Americano de Basquete em 2022 e também vencendo a FIBA AmeriCup em 2023. Muito alta e talentosa, Kamilla Cardoso tem características únicas, sendo excelente e enérgica na defesa, como também sendo uma atacante bem versátil. Tais características são o que podem fazer ela ter uma carreira de ainda mais sucesso em um time do porte do Chicago Sky. 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS