INOVAÇÃO: Mestrando de Filosofia da UNIR propõe reflexões sobre inteligência artificial

Sylvan Bessa torna arte de pensar mais acessível utilizando três ‘mundos virtuais’

INOVAÇÃO: Mestrando de Filosofia da UNIR propõe reflexões sobre inteligência artificial

Foto: Captura de tela / Sylvan Bessa

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em março deste ano, Sylvan Bessa, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), realizou, virtualmente, a defesa de seu mestrado, que abordou temas sobre inteligência artificial, metaverso e simulações.
 
Utilizando três ‘mundos virtuais’, Bessa, que foi orientado pelo Dr. Josenir Dettoni, propôs reflexões sobre a Filosofia na era da ultra informação. O pesquisador rondoniense analisou o trabalho de Nick Bostrom, filósofo sueco e professor na Universidade de Oxford.
 
 
 
 
FOTO: Mestrado reflete sobre trabalho de filósofo sueco 'pré-apocalíptico'
 
 
O objetivo principal da pesquisa, de acordo com o resumo da obra - que tem 210 páginas -, é compreender o uso ético da inteligência artificial e do metaverso e quais riscos estas tecnologias apresentam para a humanidade e refletir sobre a possibilidade de vivermos ou não em uma simulação. 
 
A inovação do mestrado de Bessa é na forma que a tese foi apresentada. Os três ‘mundos virtuais’ (o metaverso, o espaço virtual do Google Meet e a videoconferência do WhatsApp) uniram o conhecimento milenar da Filosofia com as tecnologias emergentes. A iniciativa mostra a adaptabilidade da educação e também sinaliza o advento de uma nova era de interação acadêmica e disseminação do conhecimento. 
 
 
 
FOTO: Mundo virtual da apresentação de Bessa no Metaverso
 
 
Nas palavras do próprio Bessa, ‘a defesa não apenas democratizou o acesso à filosofia, mas também suscitou questionamentos profundos sobre o futuro das interações acadêmicas e o potencial transformador dos mundos virtuais.’
 
A dissertação não apenas marca uma etapa crucial na trajetória acadêmica do mestrando rondoniense, mas também consolida um capítulo emblemático na vanguarda da evolução da filosofia contemporânea.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS