A maioria dos ciber-leitores do
Rondoniaovivo que votaram na última enquete do jornal acredita que a legislação penal atual é permissiva demais, e dizem que esta deve ser endurecida.
A última enquete do jornal, lançada recentemente sob o título ‘Você acredita que o Congresso deve endurecer a legislação penal?’ obteve 1.003 votos. 780 votantes, representando 77,77% do total, acreditam que sim - a legislação deve ser mais rígida.
O debate sobre o endurecimento da legislação penal foi reacendido recentemente, depois que alguns governadores do Sul e Sudeste do país vem elaborando, debatendo e apresentando propostas para reforçar o combate à criminalidade no Brasil. A ideia dos governantes é ‘apertar o cerco contra a criminalidade’, endurecendo a legislação e restringindo progressões de pena.
Dentre as propostas de endurecimento, os governadores querem um ‘aprimoramento de audiências de custódia’, para revisar os requisitos de liberdade provisória em casos de crimes graves e quando há reincidência por parte do criminoso.
Os governadores também propuseram permitir acesso das forças policiais às informações de monitoramento eletrônico, independentemente de autorização judicial, e apresentaram ao Governo Federal uma minuta que propõe qualificar o crime de homicídio quando praticado por ou a mando de uma organização criminosa.
"Leis fracas acabam fazendo cafuné na cabeça de bandido. Não é possível você ter hoje um criminoso que é condenado a oito anos de prisão e depois de dois anos ele já está na rua", disse o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD) à Folha de S. Paulo, após a audiência com o ministro Ricardo Lewandowski - que deu um aceno favorável ao debate.
Apesar disso, uma boa fatia de leitores do Rondoniaovivo que votou na enquete acredita que a Lei está boa como já é. 127 internautas, 12,66% do total, concordam que a legislação penal atual é justa. Uma minoria, composta por 96 votantes (9,57% do total), se manteve neutra escolhendo a opção ‘não entendo sobre o assunto’ como resposta para a enquete.
Vale lembrar que a enquete é apenas uma pesquisa de opinião pública e não tem valor científico. Os leitores, inclusive, podem sugerir temas para enquetes nas
redes sociais do Rondoniaovivo.
A nova enquete é sobre os possíveis pré-candidatos à Prefeitura de Porto Velho, e pode ser conferida abaixo.