A Prefeitura de Porto Velho esclareceu o por que do lixo acumulado no Parque da Cidade. Como contou o
Rondoniaovivo, na última segunda (01), o jornal visitou o local e avistou uma lixarada acumulada.
Após entrar em contato com a Marquise Ambiental, empresa responsável pela coleta de lixo em Porto Velho (RO), a companhia esclareceu que, por se tratar de uma área interna do parque, não poderia recolher os resíduos, que ficaram acumulados por pelo menos três dias consecutivos.
O jornal, então, tentou entrar em contato com a Secretária Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), mas o órgão não atendeu ao telefone.
Por e-mail, a reportagem contactou a Superintendência Municipal de Comunicação (SMC), que disse que a maior parte do lixo era matéria orgânica (folhas e materiais oriundos da roçagem do gramado), e que ‘diariamente, esses resíduos são recolhidos, embalados de forma adequada e colocados na parte lateral para o recolhimento, que é feito nas segundas ou terças pela Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb).’
A nota da SMC pode ser conferida na íntegra abaixo.
“De acordo com a Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), antes do feriado prolongado (28 a 31/03), equipes da Emdur estiveram fazendo a limpeza e o recolhimento nas lixeiras localizadas dentro do parque, porém, a maior parte era de matéria orgânica (folhas e materiais oriundos da roçagem do gramado). Diariamente, esses resíduos são recolhidos, embalados de forma adequada e colocados na parte lateral para o recolhimento, que é feito nas segundas ou terças pela Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb).
A foto foi tirada por volta das 8h da manhã, e às 10h, como já estava no planejamento da Semusb, a equipe foi recolher o material.
Atenciosamente,
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)”