EDUCAÇÃO: Prefeitura elabora Guia de Práticas Antirracistas na Escola

Projeto será aplicado exclusivamente nas escolas da educação infantil e ensino fundamental

EDUCAÇÃO: Prefeitura elabora Guia de Práticas Antirracistas na Escola

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e em parceria com os Institutos Gesto e Nova Escola, preparou o “Guia Práticas Antirracistas”, com ações na área de educação, voltado exclusivamente para as escolas da educação infantil e ensino fundamental.
 
Segundo a secretária da Semed, Gláucia Negreiros, hoje ainda se vive um cenário desafiador de luta contra o racismo estrutural e a Prefeitura Municipal vem intensificando suas iniciativas afirmativas. “O lançamento de um guia especializado contendo conceitos sobre os tipos de racismo, locais e importância da denúncia, é mais um mecanismo que nos apoia a compartilhar informações sobre como podemos enfrentar o preconceito e viver com mais justiça racial”, disse.
 
Gláucia Negreiros afirmou que a publicação será uma referência estratégica na execução de políticas públicas, como na Educação, e que um curso de capacitação para professores e, em breve, também um selo “Minha Escola é Antirracista”, que oferecerá recursos técnicos e premiações para projetos escolares que fortaleçam a equidade racial.
 
A diretora de Políticas Educacionais da Semed, Juliene Rezende, disse que essa parceria com os Institutos Gesto e Nova Escola na elaboração do Guia vai oportunizar ainda a capacitação dos profissionais da Educação para práticas pedagógicas antirracistas nas escolas.
 
“Os detalhes e também a iniciativa do selo Minha Escola é Antirracista, em parceria com o Instituto Gesto e Instituto Nova Escola, vai valorizar escolas comprometidas com a promoção da igualdade racial e será detalhado em breve. Sabemos que precisamos atuar na área na educação para enfrentar o racismo estrutural que afeta nossas vidas em vários níveis e dimensões. A escola é o lugar para transformar uma sociedade racista numa sociedade que busque a equidade racial, e isso é muito mais importante ainda nos primeiros passos da educação, como é o caso da rede municipal de ensino”, completou Juliene Rezende.
 
Além disso, a Semed afirmou ainda que a administração municipal continuará oferecendo capacitações especializadas de enfrentamento ao racismo com o intuito de promover o letramento em igualdade racial durante todo o mês e continuamente em todas as unidades escolares da rede.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS