Alguns pais de alunos, de Ponta de Abunã, entraram em contato com o
Rondoniaovivo na última quinta feira (15) para reclamar da demora da volta às aulas nos distritos de Porto Velho (RO).
Antônio Silva, ouvido pela reportagem, expôs sua indignação contra a demora do ano letivo escolar. “Os pais de Extrema e Nova Califórnia tiveram reuniões nas escolas, onde falaram que as aulas iriam retornar apenas no dia 1 de abril. A justificativa era a falta de transporte coletivo e pelo estado das estradas”, disse.
Após o contato de Antônio, o Rondoniaovivo entrou em contato com a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Superintendência Municipal de Comunicação, para questionar a demora das voltas às aulas relatadas pelo cidadão.
A Secretaria Municipal de Educação disse, em nota enviada ao jornal via e-mail da SMC, que as atividades escolares na localidade estão previstas para o dia 18 de março. A Semed ressaltou também que as escolas do campo têm autonomia, de acordo com a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB), para alterar o calendário letivo de acordo com as próprias necessidades.
Na mesma nota, a Semed reforçou que, contrário do que acreditam os pais de Ponta do Abunã, no momento os distritos não estão com falta de professores, e ‘que todos os servidores estão aptos e capacitados para atenderem a demanda de alunos’.
Sobre o estado de conservação das estradas vicinais próximas do distrito, a SMC afirma que ‘a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem atuado para garantir boas estradas rurais, trabalho que deve ser intensificado após o período chuvoso’. A nota/e-mail enviada ao jornal pode ser conferida na íntegra, na galeria da notícia.