Um cidadão porto-velhense entrou em contato com o
Rondoniaovivo, na última quarta-feira (14), para denunciar o estado de conservação do Cemitério Santo Antônio, que fica localizado no bairro Triângulo, na capital rondoniense.
Vídeos enviados ao jornal pelo leitor mostram o estado de conservação do cemitério. Um matagal denso e vasto cerca os túmulos em toda a extensão do cemitério. “No último domingo (11), fui visitar o túmulo da minha sobrinha e pra minha surpresa, e dos meus familiares, o mato está tomando conta de todo o cemitério”, disse o leitor ao jornal.
Não é a primeira vez que o
Rondoniaovivo reproduz este tipo de denúncia. Como contou o jornal, em uma matéria da jornalista Marcela Bomfim, em 07 de fevereiro deste ano, outras pessoas também se queixaram sobre o péssimo estado de
conservação do Cemitério Santo Antônio.
Vídeo: Cemitério Santo Antônio - 07/02/24
"Lá tem tanto mato que não dá nem pra passar nos espaços entre os jazigos. Fomos fazer uma visita e tivemos que voltar porque não dava pra passar. Só tinha como andar na parte que tem cimento, onde não tinha, sem condições", disse um visitante.
Ainda em 2023, o jornal também mostrou outro cenário
parecido. À época, a Prefeitura de Porto Velho disse que ‘o Cemitério Santo Antônio faz parte do cronograma regular de limpeza urbana’, mas que por conta de um desmoronamento de parte da estrada de Santo Antônio, a limpeza havia sido suspensa temporariamente.
O jornalista Felipe Corona, do Rondoniaovivo, ouviu uma funcionária da Prefeitura de Porto Velho, que era responsável pela conservação do cemitério. Ao repórter do jornal, ela disse que a ‘força-tarefa de limpeza [só acontece] lá em datas especiais: Dia das Mães, dos Pais e Finados. Não há uma equipe fixa para cuidar do Santo Antônio’.
Vídeo: Cemitério Santo Antônio em 2023
OUTRO LADO
A reportagem tentou, nesta quinta-feira (15), entrar em contato com a Prefeitura de Porto Velho, via e-mail, buscando um posicionamento sobre a manutenção do cemitério. Em nota, a Superintendência Municipal de Comunicação da Prefeitura de Porto Velho disse que ‘o Cemitério Santo Antônio começou a receber um mutirão de limpeza que deve ser intensificado a partir desta sexta-feira (16)’, mas ressaltou que a limpeza de túmulos e jazigos é de responsabilidade dos familiares dos falecidos.
A Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), intermediada pela SMC, pediu para que os familiares de pessoas sepultadas no Santo Antônio colaborem com a gestão pública, mantendo limpo os túmulos de seus entes queridos - especialmente agora, em época de chuvas.
A nota da SMC pode ser conferida na íntegra, anexada no final da matéria.