SEM BUROCRACIA: Novo código de obras de Porto Velho é finalizado

Segundo prefeitura, tempo de processos deve ser reduzido em pelo menos 70%

SEM BUROCRACIA: Novo código de obras de Porto Velho é finalizado

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Visando dar mais celeridade nos processos, facilitando o acesso dos cidadãos aos serviços, a Prefeitura de Porto Velho, em parceria com o Sebrae Rondônia, finalizou o projeto de lei do novo código de obras do município, que contempla uma série de inovações, priorizando o uso de tecnologias e a unificação dos processos. A expectativa é de que o tempo seja reduzido, em média, em cerca de 70% nos procedimentos, como o “Habite-se” nas Licenças de Obras.
 
A minuta do projeto foi apresentada ao prefeito Hildon Chaves, na manhã desta sexta-feira (9), e deverá ser encaminhada à Câmara Municipal já na volta do recesso do Legislativo. O novo código de obras estabelece seis importantes avanços: a desburocratização, a simplificação, a segurança jurídica, a transformação digital, a atribuição de responsabilidade e o procedimento autodeclaratório. Para o futuro, a meta é estabelecer o licenciamento unificado, com peticionamento administrativo eletrônico e o licenciamento residencial unifamiliar ser automático, através do portal da Prefeitura.
 
"É mais um avanço, mais uma inovação e adequação na legislação que estamos apresentando, com o objetivo de tornar os processos mais ágeis, mais simplificados, mais informatizados e com menos tempo de espera para a finalização do procedimento. A expectativa é de que o tempo seja reduzido em 70%. Ou seja, o que levaria 30 dias, poderá ser feito em apenas dez dias", disse o prefeito.
 
O trabalho em conjunto com o Sebrae Rondônia envolveu a Controladoria Geral do Município, Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur), a Procuradoria Geral do Município (PGM), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran), a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog), a Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI) e a Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPV).
 
Durante a apresentação, foram mostrados números que, mesmo com a legislação atual, após a Prefeitura promover ações pontuais que deram mais eficiência nos processos, o número de emissão de Habite-se e de Licença de Obras aumentou exponencialmente nos últimos anos. "Em 2017, foram emitidos 134 Habite-se e 165 Licenças de Obras. Ao final de 2023, a Prefeitura registrou 541 Habite-se e mais 678 Licenças de Obras", apontou o prefeito.
 
Estavam presentes o presidente da Comissão de Desburocratização e Atualização do Licenciamento de Obras e controlador geral adjunto do Município, Jonhy Milson Oliveira Martins, o secretário da Semur, Edemir Brasil, o consultor do Sebrae, Eduardo Marconi, o diretor técnico da ADPV, Leandro Dill, o secretário adjunto da Semur, Gustavo Nobre, o superintendente da SMTI, Saulo Nascimento, a subsecretária de Planejamento da Sempog, Raisa Tavares, Jeoval Batista, controlador Geral do Município, e Sérgio Pacífico, secretário municipal de Orçamento e Planejamento.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS