CARNAVAL: 'Pit Stop da Prevenção' orienta motoristas e pedestres da zona Leste sobre IST's

Atividades foi realizada pelas unidades de saúde Hamilton Gondim e Hernandes Índio

CARNAVAL: 'Pit Stop da Prevenção' orienta motoristas e pedestres da zona Leste sobre IST's

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nesta sexta-feira (9), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou duas ações de pit stop com o objetivo de promover a conscientização e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's). Esta iniciativa faz parte das ações de educação em saúde e orientação sexual, intensificadas durante o período de Carnaval.
 
A abordagem teve como público-alvo pedestres, motoristas e até passageiros do transporte coletivo que circulavam pela zona Leste de Porto Velho. Além das orientações, foram distribuídos preservativos masculinos e femininos. A ação foi realizada pelas Unidades de Saúde da Família (USF) Hamilton Gondim e Ernandes Índio, nas avenidas José Amador dos Reis e Mamoré.
 
Além do pit stop, as unidades se mantiveram abertas para realização de testes rápidos para detecção de IST's, atualização do cartão vacinal, consultas clínicas e palestras educativas. A comunidade teve a oportunidade de se informar sobre práticas de sexo seguro e a importância da prevenção na transmissão de doenças.
 
“É muito importante essa ação, pois ajuda as pessoas a se prevenir contra as infecções sexualmente transmissíveis, fora a visibilidade para o tema, que é necessária, né?”, apontou Rose Souza, uma das pacientes abordadas pela equipe de saúde da USF Hamilton Gondim.
 
Solieuzo Oliveira, gerente da USF Hamilton Gondim, reforça que é esse o papel da rede de atenção básica, trabalhar com a prevenção de doenças.
 
“Por isso saímos do ambiente interno da unidade para levar as informações e alguns métodos de prevenção para quem não consegue buscar. Aqui na zona Leste a demanda é muito grande e toda a equipe de saúde se engajou para levar as informações e os métodos de prevenção para o maior número de pessoas”.
 
Essa ação não é um evento isolado, mas parte de um esforço contínuo da Prefeitura de Porto Velho para intensificar as ações de educação em saúde e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis durante todo o mês de fevereiro.
 
“É uma resposta proativa às demandas de saúde pública, especialmente em períodos festivos como o Carnaval, onde há um aumento no número de atividades sociais e, consequentemente, uma maior exposição a riscos de transmissão de doenças”, explicou Vanessa Correia, gerente do Núcleo de ISTs da Semusa.
 
Em todas as ações que realiza, a Semusa incentiva a população a aproveitar os serviços oferecidos na rede municipal para prevenção e cuidado com a saúde sexual. Todas as unidades oferecem o preservativo gratuitamente. Na hora de pegar esses materiais, não é necessário preencher cadastro ou enfrentar fila, também não há limitação de quantidade a ser distribuída.
 
Confira aqui todas as formas de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS