CARNAVAL: 'Pit Stop da Prevenção' orienta motoristas e pedestres da zona Leste sobre IST's

Atividades foi realizada pelas unidades de saúde Hamilton Gondim e Hernandes Índio

CARNAVAL: 'Pit Stop da Prevenção' orienta motoristas e pedestres da zona Leste sobre IST's

Foto: Assessoria

Nesta sexta-feira (9), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou duas ações de pit stop com o objetivo de promover a conscientização e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's). Esta iniciativa faz parte das ações de educação em saúde e orientação sexual, intensificadas durante o período de Carnaval.
 
A abordagem teve como público-alvo pedestres, motoristas e até passageiros do transporte coletivo que circulavam pela zona Leste de Porto Velho. Além das orientações, foram distribuídos preservativos masculinos e femininos. A ação foi realizada pelas Unidades de Saúde da Família (USF) Hamilton Gondim e Ernandes Índio, nas avenidas José Amador dos Reis e Mamoré.
 
Além do pit stop, as unidades se mantiveram abertas para realização de testes rápidos para detecção de IST's, atualização do cartão vacinal, consultas clínicas e palestras educativas. A comunidade teve a oportunidade de se informar sobre práticas de sexo seguro e a importância da prevenção na transmissão de doenças.
 
“É muito importante essa ação, pois ajuda as pessoas a se prevenir contra as infecções sexualmente transmissíveis, fora a visibilidade para o tema, que é necessária, né?”, apontou Rose Souza, uma das pacientes abordadas pela equipe de saúde da USF Hamilton Gondim.
 
Solieuzo Oliveira, gerente da USF Hamilton Gondim, reforça que é esse o papel da rede de atenção básica, trabalhar com a prevenção de doenças.
 
“Por isso saímos do ambiente interno da unidade para levar as informações e alguns métodos de prevenção para quem não consegue buscar. Aqui na zona Leste a demanda é muito grande e toda a equipe de saúde se engajou para levar as informações e os métodos de prevenção para o maior número de pessoas”.
 
Essa ação não é um evento isolado, mas parte de um esforço contínuo da Prefeitura de Porto Velho para intensificar as ações de educação em saúde e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis durante todo o mês de fevereiro.
 
“É uma resposta proativa às demandas de saúde pública, especialmente em períodos festivos como o Carnaval, onde há um aumento no número de atividades sociais e, consequentemente, uma maior exposição a riscos de transmissão de doenças”, explicou Vanessa Correia, gerente do Núcleo de ISTs da Semusa.
 
Em todas as ações que realiza, a Semusa incentiva a população a aproveitar os serviços oferecidos na rede municipal para prevenção e cuidado com a saúde sexual. Todas as unidades oferecem o preservativo gratuitamente. Na hora de pegar esses materiais, não é necessário preencher cadastro ou enfrentar fila, também não há limitação de quantidade a ser distribuída.
 
Confira aqui todas as formas de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis.
Direito ao esquecimento
Qual pré-candidato à Prefeitura de Ji-Paraná tem sua preferência?
Como você avalia a gestão do prefeito Cornelio em São Miguel do Guaporé?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS