Os cuidados como o uso de máscaras, lavar constantemente as mãos, cobrir o nariz e boca ao espirrar e tossir, fazem parte das algumas orientações destacadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) à população, como forma de reforçar a prevenção e imunização contra a covid-19 no período de Carnaval. A vacinação está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), visando a manutenção do ciclo vacinal em dia.
As unidades hospitalares, como o Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD), Pronto Socorro João Paulo II, Assistência Médica Intensiva (AMI), Hospital de Urgência e Emergência de Cacoal (Heuro), e os hospitais regionais de Buritis, Cacoal, Extrema e São Francisco do Guaporé, reservam leitos para internações de pacientes com covid-19.
Os atendimentos são feitos a partir da atenção primária, o usuário infectado deve ir à unidade básica de saúde e recebe o direcionamento para a internação ou apenas isolamento, dependendo dos sintomas.