Alguns pais de alunos do bairro Nova Floresta, na zona Sul de Porto Velho, entraram em contato com o Rondoniaovivo, e fizeram uma denúncia envolvendo a Escolinha Encanto do Ipê. Alegações de cobrança indevida de uma lista de material escolar com marcas específicas feita pela instituição de ensino.
Segundo os pais, a gestão da escola vem exigindo a compra de materiais específicos, cujas marcas são determinadas pela própria escola. A controvérsia surge uma vez que a prefeitura municipal disponibiliza kits escolares gratuitos para os alunos, tornando questionável a necessidade de cobrança adicional por parte da escola.
A prática, segundo os denunciantes, não é nova e perdura desde o último ano letivo de 2023. Os responsáveis pelos alunos argumentam que a escola deveria se abster de solicitar aos pais a aquisição de materiais que já são fornecidos pelo poder público, a fim de assegurar a gratuidade da educação.
Diante da repercussão do caso, o Rondoniaovivo procurou a Secretaria Municipal de Educação (Semed) para esclarecimentos. A Semed através Superintendência Municipal de Comunicação (SMC), encaminhou a seguinte nota:
“A Secretaria Municipal de Educação (Semed) instruiu todas as unidades escolares, via ofício circular, para que não solicitem material escolar dos pais de alunos. Está terminantemente proibida tal ação, pois a prefeitura de Porto Velho fornece o kit que supre a necessidade. A denúncia está sendo averiguada e a escola receberá novamente a instrução de não solicitar material escolar”.